Ontem (20) foi o encerramento do 3º Festival de Paraquedismo de Arapongas, realizado no Aeroporto Municipal Alberto Bertelli. De acordo com a organização, cerca de 250 pessoas participaram do evento.
Entre os viciados em adrenalina que experimentaram saltar de paraquedas pela primeira vez, estava o contador Dimas Ferracini, 37 anos, de Paranavaí. “Foi muita adrenalina e recomendo. Quem tiver a oportunidade pode apostar sem medo. A sensação é única e pretendo fazer de novo”, destacou o contador, que veio de outra cidade especialmente para curtir o momento de aventura.
Segundo Luiz Vieira, instrutor e dono escola de paraquedismo que promove o evento, uma das aeronaves que usada para os saltos foi um avião Cessna 208 Caravan, que tem capacidade de 15 esportistas por decolagem. “Os saltos são feitos de uma altura de 12 mil pés, proporcionando cerca de 45 segundos de queda livre e mais 5 minutos voando com o paraquedas aberto. A queda pode alcançar 220 km por hora”, explica o instrutor.
Além disso, Luiz explica que para saltar não é necessário nenhum tipo de curso, já que o voo e o salto são administrados por um instrutor de paraquedismo. Por isso, o público que salta de paraquedas passa por um treinamento em solo, que dura entre 15 e 20 minutos. “Essas pessoas têm a oportunidade de experimentar uma queda livre com a orientação de instrutores da nossa equipe”, conta.
Além dos saltos, o festival também contou com passeios panorâmicos de balão.
Com informações e fotos de TNOnline
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930