Leonilso Jaqueta, superintendente da ACESF (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), falou sobre os túmulos que foram violados no Cemitério São Pedro, no Centro de Londrina.
Na manhã de sábado (23), funcionários do local encontraram 11 jazigos e alguns caixões quebrados. A Polícia Civil e o Instituto Médico-Legal (IML) estiveram no local. O caso está sendo tratado como vandalismo, já que não houve violação dos corpos.
O superintendente informou que o objetivo é aumentar a segurança não só apenas do Cemitério São Pedro, mas de outros locais também para que ações como essas sejam evitadas. “Tem ocorrido só no cemitério São Pedro, mas a nossa preocupação é que façam com outros cemitérios e temos 13 cemitérios no município de Londrina. Vamos levantar o muro do Cemitério São Pedro, do Padre Anchieta e construir um novo muro no João 23”, explicou.
Jaqueta também apontou que os locais devem ter melhoras na iluminação, além da instalação de câmeras de segurança para solucionar o problema. Além disso, a Guarda Municipal (GM) está dando apoio fazendo patrulhamentos nos cemitérios.
No último dia 15 de fevereiro, o Cemitério São Pedro também registrou uma situação parecida. Dois corpos foram retirados do caixão, um deles com a suspeita de necrofilia, quando há relação sexual com o cadáver. Jaqueta apontou a importância da ajuda dos moradores da região. “A população pode nos ajudar muito, denunciando. A Guarda Municipal ou a ACESF devem ser acionadas”, finalizou.
Via MassaNews
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930