Segundo a PM, 11 presos fugiram, mas três já foram recapturados.
Após 12 horas de tensão e muita negociação, terminou por volta das 5 horas deste domingo (23) a rebelião na cadeia pública de Ibaiti. 11 presos fugiram, e o prédio da 37ª Delegacia Regional de Polícia ficou destruído.
Passava da meia-noite quando os presos decidiram entregar as armas de fogo (espingardas calibre 12 e uma submetralhadora) que mantinham em posse desde que tomaram a cadeia pública e as repartições da Delegacia na tarde de ontem (22).
Pouco antes das 5 horas, as equipes de negociação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) convenceram os presos a libertarem o agente de cadeia mantido como refém e a ordem pública foi restabelecida na unidade prisional.
Policiais do Bope e Choque de Londrina vistoriaram a cadeia e fizeram a contagem dos detentos, confirmando que 11 presos fugiram. Três deles, no entanto, já foram detidos – duas mulheres no município de Arapoti e um homem em Ibaiti.
De acordo com o tenente Renato Augusto Dias, chefe do Setor de Comunicação Social do 2º Batalhão de Polícia Militar de Jacarezinho, três veículos foram incendiados pelos presos, que também causaram bastante destruição nas repartições da 37ª DRP. Contudo, segundo o oficial, as celas foram pouco danificadas e apenas dois detentos serão transferidos para Londrina.
Fonte e fotos: Portal Ta no site
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930