Na manhã de quinta-feira (10), a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) de Londrina e o Governo do Estado do Paraná lançaram o aplicativo para celular Paraná Serviços. A solenidade foi na sede do SINE, com a presença de diversas autoridades.
O aplicativo funciona como um intermediador entre o prestador de serviços autônomo e as pessoas que precisam contratar algum trabalho. “A ideia é facilitar o contato entre o prestador de serviço autônomo e o contratante. Quem precisar do serviço, como eletricista, encanador ou diarista, por exemplo, terá acesso ao aplicativo e vai combinar o dia e o valor diretamente com o prestador, sem intermediários”, ressaltou o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Londrina, Elzo Carreri.
A ferramenta foi lançada em Curitiba no mês de março deste ano. A partir de hoje, ele será apresentado oficialmente nos principais municípios do interior do Paraná, sendo que Londrina foi a primeira cidade interiorana a realizar o lançamento oficial. Até o momento, o aplicativo já teve mais de 25 mil downloads em 220 municípios paranaenses.
Há mais de 100 categorias de profissionais cadastrados nas mais variadas funções. Entre elas estão: encanador, pintor, professor particular, veterinário, diarista, pedreiros, marceneiros, maridos de aluguel, garçons, manicure e cabeleireiro, entre outras. Quem contratar o serviço, poderá avaliar o atendimento ao conceder de uma a cinco estrelinhas. A avaliação é publicada no perfil do prestador, o que permite aos usuários conhecerem a opinião de quem já contratou aquele profissional.
Além disso, os profissionais melhor avaliados terão um espaço de destaque no aplicativo, para valorizar a contratação daqueles que ofertam serviços de qualidade mais próximo do contratante possível. Dessa forma, o empregador conseguirá localizar, em um raio de 20 até 50 quilômetros, até três trabalhadores. Assim, ele pode encaminhar simultaneamente aos três um pedido de orçamento, por meio do bate-papo disponível no aplicativo.
A plataforma de anúncio de trabalho foi criada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). Ele está disponível para os sistemas Android e iOS, sendo uma alternativa para dinamizar as possibilidades de trabalho autônomo no Paraná, que até então ocorriam somente nas Agências do Trabalhador – cerca de 35% dos cadastros nesses locais eram de autônomos ou potenciais autônomos.
Como funciona
Para o contratante, é preciso baixar o Paraná Serviços e pesquisar pelo serviço ou profissional de que necessita. A escolha é da preferência do contratante, ou seja, podem ser avaliadas as qualidades e habilidades do prestador. O aplicativo permite a troca de mensagens entre contratante e contratado, onde são acertados o orçamento e o pagamento de comum acordo.
Para o prestado de serviços, basta baixar o aplicativo e se cadastrar como disponível para ser contatado. Na aba do perfil, há possibilidade de personalizar o cadastro com um pequeno currículo e fotos dos trabalhos já realizados.
Informações: N.com e AEN
Foto: Geraldo Bubniak/ANPr
Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930