A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá anunciar nesta quinta-feira (16) o resultado da avaliação técnica da Agência sobre o pedido de indicação da vacina Pfizer contra covid-19 para crianças no Brasil. A agência, segundo fontes ouvidas pelo Bem Paraná, deverá liberar o uso do imunizante desenvolvido pela Pfizer/Wyeth para crianças da faixa etária de 05 a 11 anos.
O anúncio será feito em reunião virtual amanhã a partir de 10h30 e a finalização da análise ocorreu após o laboratório enviar dados complementares sobre o imunizante, mais de um mês após o pedido do laboratório. De acordo com a Anvisa, a avaliação contou com a participação de representantes de sociedades médicas brasileiras além das áreas técnicas da Agência.
Como a dose para Pfizer para crianças é de 10 microgramas e não de 30 microgramas, quantidade administrada em maiores de 12 anos, o Brasil terá que esperar lotes específicos para vacinar as crianças, porque não fez o estoque.A Pfizer, no entanto, já teria garantido para o governo brasileiro que os primeiros lotes para crianças devem chegar no início de janeiro.
Alguns governos, como o de Minas Gerais, já falam em estabelecer intervalo de 21 dias entre as duas doses da Pfizer para que as crianças possam retornar às aulas em 2022 já imunizadas. O problema é que são 17 milhões de crianças e para alcançar esse número a vacinação pode demorar até cinco meses, segundo estimativas de especialistas.
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930