Nesta sexta-feira (24), os responsáveis pelos alunos da rede municipal de ensino de Rolândia que não têm acesso ao aplicativo WhatsApp devem ir até as escolas para retirar as atividades para as crianças fazerem em casa.
Segundo a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Silvia Unbehaun Püschel, os materiais de estudo também serão entregues aos responsáveis por alunos da educação infantil, mesmo para os que estejam cadastrados nos grupos de WhatsApp, pois a dinâmica para os alunos do ensino infantil é diferente do restante da rede – além do envio via WhatsApp, há tarefas impressas para as crianças – tanto para as que estudam em escolas quanto em CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil).
A entrega ocorre às sextas-feiras, quinzenalmente, na escola ou CMEI em que a criança estuda. A diretora pedagógica relata que muitos responsáveis ainda não foram buscar o material disponibilizado e quem ainda não retirou o primeiro, amanhã irá retirar os dois.
Silvia lembra ao pais de alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) que autorizaram o uso do WhatsApp que eles deverão verificar e repassar aos filhos que as atividades devem ser realizadas no caderno de casa.
Silva orienta que os pais devem guardar essas atividades feitas em casa, porque elas serão solicitadas pela escola posteriormente.
As entregas são feitas no horário normal de funcionamento das escolas: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Aulas remotas
O material didático começou a ser distribuído via WhatsApp pela Secretaria Municipal de Educação na última segunda-feira (20). A diretora pedagógica lembra que, neste primeiro momento, não estão sendo enviados novos conteúdos aos alunos – eles estão recebendo materiais de estudo referentes ao que já foi aprendido em sala de aula anteriormente. Ela explica que a Secretaria analisa a possibilidade de começar a enviar novos conteúdos, caso a pandemia causada pelo novo coronavírus se prolongue, já que não há previsão para que as atividades escolares sejam retomadas.
No entanto, segundo Silva, a medida tomada pela Educação de Rolândia – também adotada em muitos municípios brasileiros e até pela rede estadual de ensino – não tem como objetivo fazer com que os pais substituam o papel de educador que é dos professores e da equipe pedagógica. A educadora ressalta que esta é uma oportunidade de que os responsáveis acompanhem o desempenho escolar e desenvolvimento do aluno.
Além disso, os professores dão assistência remotamente – eles ficam disponíveis para atender dúvidas e questionamentos, via WhatsApp, no horário normal das aulas. O responsável que trabalha neste período pode enviar mensagens à noite, que serão respondidas quando o professor estiver no seu horário de atendimento.
Outro ponto importante que está sendo estudado pela Secretaria de Educação é em relação à dinâmica que será adotada para as atividades dos alunos da educação especial e de inclusão. De acordo com Silvia, a direção pedagógica está desenvolvendo métodos específicos e serão repassadas orientações aos professores para o atendimento a esses alunos.
Texto: Daiane Valentin
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