O termo de convênio para incluir Rolândia no Proerd 2020 (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) foi assinado nesta semana pelo prefeito Luiz Francisconi Neto, o vice-prefeito Roberto Negrão, a secretária de Educação Silvia Unbehaun Puschel, o secretário de Finanças Marcos Gabriel, a gerente de Recursos Humanos da Secretaria de Educação Roseli Morais e os vereadores Reginaldo Silva (que está em licença médica) e Rodrigão.
Agora, a Secretaria Estadual de Segurança Pública vai definir como será desenvolvido o trabalho, que será aplicado no turno escolar dos alunos do 5º ano da rede municipal de ensino e vai beneficiar cerca de 900 estudantes já no início do ano letivo de 2020. A Prefeitura vai abrir licitação para a compra das cartilhas que os alunos vão estudar. O convênio é válido por um ano.
As lições do Proerd ofertam diferentes atividades, voltadas para os problemas que crianças e adolescentes precisam enfrentar tanto na escola, como no dia a dia de um modo geral. Entre as lições abordadas pelos instrutores estão informações sobre drogas lícitas e ilícitas, resolução de conflitos por meio da comunicação não verbal e escuta ativa, bullying, como ajudar os colegas e como obter ajuda de outras pessoas.
O programa é desenvolvido por profissionais de educação e de segurança pública e conta com dez lições educativas, passadas em salas de aula por policiais militares selecionados e formados em curso específico para aplicação do programa. Ao final das lições os alunos participam da formatura, onde prestam um compromisso solene perante a sociedade de se manterem longe das drogas e violência.
Com Ascom/Prefeitura
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930