O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Alep promulga lei que facilita acesso à cannabis medicinal no Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano (PSD), promulgou nesta segunda-feira (13) projeto de lei que facilita o acesso a medicamentos à base de cannabis.

Apelidada da “Lei Pétala”, a legislação trata de produtos à base de canabidiol (CBD) e de tetrahidrocanabinol (THC) para tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde.

As novas regras começam a valer trinta dias após a publicação em Diário Oficial.

Os deputados aprovaram o projeto de lei em 13 de dezembro de 2022 e o texto foi enviado para sanção do governador Ratinho Junior (PSD).

Sem ser sancionado no prazo previsto de quinze dias úteis, automaticamente a matéria voltou à Alep para a promulgação pela Mesa Diretora da Casa.

O projeto de lei promulgado nesta segunda tramita desde 2019 e tem como autores o deputados Goura (PDT), o ex-deputado Michele Caputo (PSDB) e o hoje deputado federal Paulo Litro (PSD).

“Para nós, esse é um momento histórico para que familiares dos pacientes possam ter acesso facilitado à medicação e a um custo menor”, afirmou o parlamentar do PDT.

A proposta leva o nome de Pétala, uma menina diagnosticada com uma doença rara que afeta o desenvolvimento neurológico. Ela é uma das pacientes que faz uso de medicamentos à base de cannabis.

Maria Aline Gonçalves é mãe de Victor, de 17 anos, que tem paralisia cerebral e epilepsia. Ela acompanhou a promulgação e comemorou o avanço legal.

“Foi uma luta de muitos anos até descobrir e utilizar a medicação que trouxe qualidade de vida ao nosso filho, a partir de 2016. É uma alegria hoje estar aqui presenciando esse momento de pioneirismo do nosso estado nessa questão”, disse.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Polícia prende quadrilha que roubava combustíveis no Paraná

Cobra News (User)

Menor número em cinco anos: Paraná registra queda de 43,7% de feminicídios no 1º bimestre

Covid:Paraná chega a 15.673 diagnósticos confirmados e 487 mortes

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais