A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou em segundo turno, nesta quarta-feira (12), o projeto que obriga que condomínios comuniquem a polícia sobre casos de violência doméstica que acontecerem nos seus apartamentos ou residências.
O projeto também determina que os condomínios fixem cartazes ou placas nas áreas comuns dos residenciais sobre a lei e incentivando os moradores a avisarem o síndico quando souberem de casos de agressão.
O texto prevê que os condomínios que descumprirem a lei devem ser advertidos. Os reincidentes deverão ser multados entre R$ 50 e R$ 100.
Segundo o projeto, os valores arrecadados com as multas devem ser destinados a fundos de proteção aos direitos das mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
O órgão responsável pela fiscalização, cobrança e a destinação da multa vai depender da regulamentação do governo estadual.
O projeto, do deputado estadual Fernando Francischini (PSL), foi aprovado em segunda discussão, com 41 votos favoráveis e nenhum voto contrário, e será enviado para a sanção do governador Ratinho Junior (PSD).
Informações: G1 Paraná
Foto: Divulgação/Alep
Fique ligado nas notícias na programação da Rádio Cultura AM 930