O pequeno Pedro Angelo Loni, de 10 anos, precisa de ajuda para fazer uma cirurgia para correção de tíbia. Pedrinho, como é carinhosamente chamado, mora em Londrina e sofre de uma doença genética hereditária chamada neurofibromatose tipo 1.
Por causa da doença, o menino nasceu com várias deformações pelo corpo e já passou por uma cirurgia de correção de tíbia em 2016 e agora precisa novamente ser operado.
De acordo com a família, Pedrinho ama esporte e jogar bola. Ele participou de um campeonato de futsal, mas, aos 5 anos, precisou parar porque corria o risco de fraturar a perna por conta de um problema chamado pseudartrose congênita da tíbia.
A primeira cirurgia, em 2016, foi custeada por meio de contribuições e doações arrecadadas pelos pais – pelo SUS a cirurgia demora muito e Pedrinho já estava com uma escoliose bem agressiva.
O menino passou oito meses com um fixador (aparelho de Ilizarov) na perna, mas o cirurgião alertou que ele ainda precisaria de mais três cirurgias para ficar com a perna perfeita. Para a nova cirurgia, Pedrinho precisa de um médico especialista no aparelho de Ilizarov e o custo é alto.
Depois da cirurgia, a criança precisará ir até três vezes por mês em Maringá, para acompanhamento, o que também gera um custo para a família que mora em Londrina. Segundo a família, o médico pretende agendar a cirurgia para o final de janeiro de 2020.
Além dos problemas relacionados à pseudartrose congênita da tíbia, em decorrência da neurofibromatose Pedrinho também tem outros problemas de saúde – estrabismo, miopia, glioma acima do nervo ótico (ele passa por quimioterapia uma vez por semana), plexiforme e uma idade óssea de 8 anos. Por conta de tantos problemas, o menino sofre com muitas dores e corre o risco de perder os movimentos do lado esquerdo do corpo e a visão.
Apesar disso, a família relata que Pedrinho é um garoto alegre, estudioso e solidário.
Quem quiser conhecer o Pedrinho e saber mais informações pode entrar em contato com sua mãe, Paula Bernardino, pelo número (43) 9 9843 4194 ou pelo Facebook – https://www.facebook.com/TODOS-juntos-COM-Pedrinho-111766390272068/.
Quem puder colaborar pode fazer uma doação por meio da vaquinha virtual criada para ajudar Pedrinho, no link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/cirurgia-do-pedrinho-correcao-de-tibia.
Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930