Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (29), o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, divulgou os números atualizados da dengue em Londrina. Desde a primeira semana do ano, Londrina possui 3.052 casos positivos de dengue, porém nenhum destes casos é referente a este mês. Foram registradas, de janeiro a agosto, 13.031 notificações da doença, das quais 8.929 já foram descartadas e outras 1.320 seguem em análise, na espera de resultados dos exames laboratoriais.
O secretário municipal de Saúde frisou que a mudança climática favoreceu a redução tanto dos casos suspeitos como dos casos confirmados, mas lembrou que prevenir uma nova epidemia é uma ação contínua. “Desde julho, não há nenhum caso confirmado de dengue em Londrina. Mas não dá para deixar de lembrar a população que o momento das ações de prevenção é agora. Se não nos unirmos para fazer o básico, como olhar os quintais e remover os criadouros, com certeza teremos o próximo verão com alto nível de incidência da doença e com as consequências que a epidemia traz, e que pudemos observar, como os oitos óbito, e os vários pacientes internados. Por isso, a gente reforça a necessidade de conscientização e participação da sociedade civil como um todo”, enfatizou.
Como o resultado do último LIRAa apontou que a maioria dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, está dentro dos imóveis, Machado reiterou a necessidade de toda população vistoriar semanalmente suas casas. “Cerca de 80% dos criadouros estão dentro das nossas residências, então é evidente a necessidade de uma participação coletiva e o envolvimento de toda sociedade, para que a gente consiga, no próximo verão, não sofrer o impacto de uma nova epidemia de dengue”, comentou.
Fonte: N.com
Foto: Rodrigo Nunes/MS
Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930