Os agentes comunitários de saúde (ACS) de Rolândia estão indo até as residências dos pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer e atualizar os cadastros junto à rede municipal.
Paloma de Souza Cavalcante Pissinati, diretora de Atenção Primária à Saúde, explica que a Secretaria Municipal de Saúde implantou um sistema de prontuário eletrônico, em que todas as informações sobre a saúde do paciente são unificadas. Além do prontuário municipal, os dados coletados nos cadastros domiciliares também serão inseridos no Sistema de Informações do SUS.
O objetivo, segundo ela, é agilizar os atendimentos prestados tanto nas Unidades Básicas de Saúde como no Pronto Atendimento e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. De acordo com Paloma, os ACS primeiro verificam se o endereço do paciente é o mesmo que consta no cadastro – em caso negativo, as informações são atualizadas.
A diretora de Atenção Primária relata que para garantir agilidade e confiabilidade, são solicitados dados como documentos pessoais e telefone, além de informações sobre a saúde dos moradores da residência.
Para reduzir o risco de contaminação pelo coronavírus, os agentes de saúde utilizam máscaras, conversam no portão com o paciente e mantém um metro de distância. Paloma ressalta que é importante que a população receba os ACS para fazer esse cadastramento – eles estarão devidamente identificados, utilizando o uniforme da Secretaria de Saúde e portando o crachá.
Daiane Valentin
Foto: Divulgação/Prefeitura
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930