A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe exclusiva para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS) terminou na última sexta-feira (31). Sobraram doses da vacina e o MS anunciou a ampliação da campanha para toda a população.
Em Londrina, 10 mil doses da vacina serão disponibilizadas para a população em uma ação centralizada que será no próximo sábado (8), na Policlínica na Rua Benjamin Constant, 500, centro. As doses serão aplicadas a partir das 8h até as 18h ou enquanto durarem os estoques.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue a orientação do Ministério da Saúde, que busca atingir 90% de cobertura vacinal. A informação foi repassada pelo secretário da pasta, Felippe Machado, em entrevista coletiva na manhã de sexta-feira (31).
Durante a ação centralizada, o público-alvo não terá mais prioridade e as doses serão aplicadas por ordem de chegada. “Ainda falta conscientização das pessoas sobre a importância da vacina. Já tivemos um óbito registrado na cidade, em decorrência da influenza, e com a chegada do inverno nós observamos um grande aumento na procura pelas unidades de saúde, em decorrência de doenças respiratórias, e muitas destas pessoas poderiam estar vacinadas”, ressaltou Machado.
Segundo dados da SMS, até a última quinta-feira (30), 135.581 pessoas foram vacinadas contra influenza em Londrina, as quais representam 80,64% da meta total de 168.124 cidadãos. De acordo com o secretário, o município teve dificuldades para vacinar as gestantes, as crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, e puérperas, nesta campanha. “Atingimos uma média de 60% de cobertura, nestes três grupos, de uma meta de pelo menos 90%”, informou.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1, e é contraindicada para bebês menores de seis meses. Ela não causa a gripe e a relação completa de comorbidades com indicação para receber a dose pode conferida na Nota Técnica emitida pelo Ministério da Saúde, na página 15.
Com informações da N.com
Foto ilustrativa
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930