Quatro bombas do posto de combustível do Carrefour foram lacradas em Londrina na tarde de segunda-feira (29). Duas delas estavam com vazamento na mangueira e as outras duas forneciam combustível em menor quantidade do que o visor indicava.
O promotor do Ministério Público (MP) de Londrina, Miguel Jorge Sogaiar, relata que foram recebidas duas denúncias anônimas de que dois postos da cidade entregavam menos combustível ao consumidor.
Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) fizeram uma vistoria no Posto Carrefour, que constatou um prejuízo ao consumidor, pois havia perda de 140 ml de combustível a cada 20 litros abastecidos. O Posto do Carrefour já foi notificado por irregularidades do mesmo tipo. O IPEM não encontrou irregularidades no outro posto alvo de denúncia.
Sogaiar afirma que “enquanto os erros não forem corrigidos, as bombas não serão liberadas”. As demais bombas, que não contêm irregularidades, estão em funcionamento. O responsável legal pelo posto deve responder por crime contra o consumidor e a ordem econômica, após um auto de infração ser lavrado pelo IPEM e pelo MP-PR.
A pena para esse tipo de crime varia de 1 a 5 anos de prisão. Uma multa ainda pode ser aplicada pelo IPEM, em valores que vão de R$ 100 a 1,5 milhão.
Foto ilustrativa
Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930