O Portal do Norte do Paraná
Região

Centros de Atenção Psicossocial de Londrina estão na mira do MP

Duas unidades do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Londrina – a que atende crianças e a outra para dependentes químicos – estão na mira do Ministério Público (MP). A promotoria dos direitos à saúde cobra da prefeitura a ampliação do horário de funcionamento e questiona o baixo número de pacientes atendidos.

Crianças com transtornos psiquiátricos são atendidas no CAPS infantil na Vila Nova. Mas as portas só ficam abertas em dias úteis e horário comercial. Não existe pronto atendimento especializado para essa idade. O Ministério Público cobra da Secretaria de Saúde ampliação dos horários até que se tenha oferta 24h.

O MP também quer atendimento 24 horas para dependentes químicos. O CAPS AD, Centro de Atendimento Psicossocial Álcool Drogas, fica no Conjunto Milton Gavetti, na zona norte, e também é limitado ao horário comercial, apenas durante a semana. Em caso de crise de abstinência, por exemplo, eles só podem ser atendidos no pronto-socorro de pacientes psiquiátricos, no Alto da Boa Vista.

O Ministério Público questiona o número considerado pequeno de atendimentos familiares a dependentes químicos: foram 197 nos quatro primeiros meses do ano. Os atendimentos domiciliares somaram 43. De acordo com uma pesquisa feita pela promotoria em parceria com universidades de Londrina, a população de rua da cidade é composta por mil pessoas quase todas dependentes de álcool e outras drogas. O secretário municipal de saúde, Felippe Machado, alega que tanto o CAPS Infantil quanto o CAPS AD em Londrina são nível 2 e não comportam leitos de internamento.

Seria necessário reivindicar ao Ministério da Saúde a construção de uma unidade nível 3. O município, no entanto, teria de dar uma contrapartida ao projeto e como tratar equipes de profissionais especializados. A gestão passada chegou a solicitar a ampliação, mas não pode implementar o projeto por falta de recursos. O atual secretário pretende recomeçar o processo.

Fonte: Tarobá News

 

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Em Londrina, educação abre edital para adquirir alimentos da agricultura familiar

Após 13 anos, UTFPR volta a realizar vestibular; 3 mil vagas ofertadas

Cobra News (User)

Caminhão carregado de farelo tomba no contorno norte de ibiporã

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais