O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Cohapar adota medidas para aumentar investimentos diretos à população do Paraná

A Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) revisou e renegociou contratos de prestação de serviços, reduziu gastos com cargos comissionados e funções gratificadas. O processo de reestruturação de empresa também está em fase de conclusão. As medidas efetivadas nestes 100 primeiros dias de gestão foram tomadas para cumprir o compromisso de diminuir gastos administrativos e aumentar os investimentos para benefício direto da população.

De acordo com o presidente da Cohapar, Jorge Lange, as mudanças fazem parte de um planejamento maior do Governo do Estado. Ele explica que entre as medidas tomadas neste ano está a atualização do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social, que vai permitir estabelecer um diagnóstico preciso sobre as demandas por moradias nos 399 municípios paranaenses

O material vai englobar dados sobre ocupações irregulares, residências em áreas de risco e condições precárias, e outras informações que vão permitir à Cohapar estabelecer prioridades de investimentos. As informações de cada local são fornecidas por técnicos das prefeituras, devidamente treinados para o preenchimento de um sistema digital integrado, desenvolvido pela Cohapar.

Já foram promovidos encontros para capacitação de funcionários municipais nas regiões de Cascavel, Curitiba e Londrina. O ciclo de treinamentos vai ser concluído até junho deste ano, com mais nove eventos.

A Cohapar atua diretamente junto às construtoras, prefeituras e ao Governo Federal para dar celeridade à conclusão de obras em andamento e à contratação de novos empreendimentos. O presidente da Cohapar afirma que existem 2.448 unidades vinculadas ao programa Minha Casa Minha Vida com obras paralisadas no Estado.

As prioridades da companhia são a viabilização de empreendimentos para todas as faixas de renda, tanto na cidade quanto no meio rural, a regularização de imóveis sem registro e a construção de condomínios para a terceira idade. De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Paraná tem um déficit habitacional de mais de 400 mil casas.

Atualmente, três mil imóveis urbanos e 346 rurais estão em obras, e aproximadamente 34 mil casas irregulares estão em processo de titulação. Já foram entregues neste ano um conjunto habitacional com 49 casas em Florestópolis, na Região Norte, e 44 em Nova Londrina, no Noroeste do Estado.

Via AEN

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

 

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Estado já recolheu 81% do valor total lançado do IPVA 2023

Acusado de matar a menina Rachel Genofre vai a júri popular

Deslizamento de terra interdita BR-376 em Guaratuba; carros foram atingidos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais