O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Resultado da Prova Paraná mostra problemas no ensino de matemática

Menos de um terço da prova com cálculos foi solucionada corretamente por alunos do ensino médio.

 

O balanço da primeira edição da Prova Paraná mostrou que os estudantes da rede pública de ensino paranaense estão com problemas para resolver questões de matemática. O levantamento revela que os alunos do ensino médio não conseguiram acertar um terço da prova.

O resultado foi divulgado pela Secretaria de Educação do Estado Paraná (Seed) ontem (17). O levantamento mostra que o pior resultado foi entre alunos do primeiro ano do ensino médio, com média de acerto de 28,5% das questões. Apenas os alunos do quinto ano do ensino fundamental acertaram mais da metade do exame.

Mais de 533 mil alunos de escolas municipais e estaduais participaram do teste realizado em março deste ano. Cinco mil escolas aplicaram a prova com 40 questões, sendo 20 de matemática e 20 de língua portuguesa.

Conforme o balanço, entre os estudantes do primeiro ano do ensino médio, onde se concentram os piores resultados, a média de acerto em questões que envolviam porcentagem ficou em 10,7%. O índice foi inferior a 15% em equações do 1º grau.

Os alunos tiveram melhor desempenho em problemas que envolviam interpretação de tabelas e gráficos. Entre os estudantes do nono ano do ensino fundamental, a média de acertos neste quesito superou 90%.

Segundo o superintendente da Seed, Raph Alves, com a identificação das dificuldades de cada aluno, a secretaria poderá organizar um currículo de ensino que priorize conteúdos essenciais que não estão sendo compreendidos pelos alunos.

Língua portuguesa

A prova de língua portuguesa teve melhor resultado entre os estudantes da rede pública. A média de acertos ultrapassou 60% em todos os anos escolares. O pior desempenho foi registrado novamente entre os alunos do primeiro ano do ensino médio, com média de 61,35%.

Entre as questões de português, os estudantes tiveram maior dificuldade em encontrar a tese ou o tema de um texto. Por outro lado, questões de interpretação que envolviam auxílio gráfico apresentaram melhores resultados.

Com os resultados, a Seed busca entender como o conteúdo está chegando aos alunos. Além disso, a secretaria informou que professores que tiveram bons resultados vão compartilhar em grupo, com o órgão estadual, as estratégias que utilizaram para ensinar os estudantes.

A partir daí, conforme a secretaria, ações em rede poderão ser elaboradas, como a produção de material de apoio e formação de professores.

Prova Paraná

A Prova Paraná foi criada pela Seed com o objetivo de identificar as principais dificuldades de ensino dos alunos. As provas serão aplicadas três vezes ao ano. Os alunos possuem duas horas para responder o questionário.

Participam da Prova Paraná estudantes do sexto e nono ano do ensino fundamental e do primeiro e terceiro ano do ensino médio da rede estadual e pública de ensino.

Alunos de 397 municípios do quinto ano do ensino fundamental de escolas municipais também fizeram a prova. Apenas as redes municipais de Curitiba e São José dos Pinhais não participaram da primeira edição.

Via G1

 

Todos os detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Diretor de colégio estadual é encontrado morto em córrego na zona rural de Londrina

Saúde reforça importância da vacina para evitar sarampo

Robertu Fu é reeleito após decisão do TRE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais