O general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, secretário de Segurança Pública do governo do Paraná, esteve no 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Rolândia na manhã desta quarta-feira (10). Durante mais de uma hora, o secretário acompanhou uma explanação dos problemas enfrentados pelo 15º BPM.
O major Jota Carlos, comandante do Batalhão, explicou na reunião que o maior problema é a falta de efetivo. Uma das maiores demandas é nas cidades como Porecatu, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio e Centenário do Sul, onde há um grande fluxo de turistas.
De acordo com o deputado estadual Cobra Repórter, que esteve na reunião, algumas medidas serão tomadas para aumentar o efetivo como a convocação de policiais da reserva para fazer o trabalho burocrático no Batalhão. Assim, os policiais que hoje realizam serviços internos ficarão disponíveis integralmente para realizar patrulhamentos e atender solicitações externas.
O comandante major Jota Carlos também expos a dificuldade enfrentada na realização de escolta de presos, um problema sério decorrente da falta de efetivo. O 15º Batalhão da Polícia Militar atualmente tem um déficit de efetivo de 43%. Outra medida apresentada pelo secretário de Segurança Pública foi a confirmação do concurso que irá suprir 2.400 vagas para policiais militares.
Luiz Felipe Kraemer Carbonell também passou pelo 5º Batalhão da PM em Londrina e seguiu para Apucarana, onde participou de reuniões durante a tarde. Amanhã (11), ele despacha o dia todo na ExpoLondrina, juntamente com o governador Ratinho Junior na sede administrativa do governo no Parque Ney Braga.
Texto: Daiane Valentin
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930