O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Onça é encontrada morta às margens de rio em Capanema

Uma onça foi encontrada morta às margens de um rio em Capanema, na sexta-feira (4). Um homem, que integra equipes de fiscalização do Parque Nacional do Iguaçu, avistou o animal e avisou a equipe do Projeto Onças do Iguaçu.

Em um trabalho conjunto com um veterinário parceiro do Proyecto Yaguareté (Argentina), foi até o local com ajuda da Helisul e do Macuco Safari. Para evitar que o animal fosse levado rio abaixo, o corpo foi amarrado em uma árvore. O animal, uma onça-parda (Puma concolor) macho, estava já em adiantado estágio de decomposição, e bastante inchado. A morte provavelmente havia ocorrido há mais de uma semana.

A equipe fez as medidas do animal e coletou material para análise. Não foi possível determinar a causa da morte. Em um local próximo foi encontrada, em setembro de 2018, uma onça-parda fêmea também morta boiando no rio, abatida com um tiro. Ou seja, dois pumas perdidos na região em poucos meses.

Não é possível saber se este segundo animal foi abatido, mas é de conhecimento que a caça é uma das maiores ameaças para as onças, pardas ou pintadas. O Projeto Onças do Iguaçu está sempre disponível para atender casos de predação e trabalhar junto com os produtores para evitar perdas.

As equipes estão dispostas a buscar, junto com os moradores locais, formas de coexistência entre onças e seres humanos. Se alguém tiver algum problema com onças e predação, entre em contato para encontrar uma solução.

Fonte: RBJ

 

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Câmara de Londrina aprova projeto que proíbe nomeação de condenados por crimes sexuais

No Paraná, taxa de ocupação de leitos de UTIs Covid cai para 75%

Avô fica com R$ 248 em conta após neta furtar R$ 179 mil para gastar no ‘Jogo do Tigrinho’

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais