O juiz substituto da 3ª Vara Trabalhista de Londrina, Ronaldo Piazzalunga, atendeu pedido de liminar formulado a TCGL (Transportes Coletivos Grande Londrina) e Metrolon nesta quinta-feira (4) e determinou o retorno de 50% dos ônibus às ruas de Londrina e de até 80% das linhas que servem o Parque de Exposições Ney Braga, durante a ExpoLondrina. O magistrado ainda estipulou multa de R$ 50 mil ao Sinttrol (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina) em caso de descumprimento.
Pela decisão, os condutores precisam garantir 40% dos ônibus circulando nos horários normais e 50% nos horários de pico (entre 5h e 9h e das 17h30 às 19h) e 40% nos demais horários. Durante a realização da ExpoLondrina (de 5 a 14 de abril), também determinou a manutenção de 80% do contingente de ônibus das linhas que servem o Parque Ney Braga durante os horários de pico do evento (das 17h às 20h e das 23h às 4h).
A medida é uma resposta à greve deflagrada na manhã desta quinta, conforme definida em assembleia da categoria. Os motoristas cobram da TCGL o cumprimento das cláusulas da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).
A reportagem tenta contato com o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, mas ele não atendeu às ligações.
Informações: Grupo Folha
Foto: Marcos Zanutto
Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930