A Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia, por meio do setor de Vigilância em Saúde, vai promover ações para ampliar a vacinação contra a febre amarela no município. A medida será tomara por causa da confirmação de três casos da doença em seres humanos no Paraná e da ocorrência de várias epizootias, que é a morte de macacos, sentinelas naturais da doença em diferentes regiões do estado.
Os trabalhos serão focados nos principais grupos de risco para a febre amarela. Inicialmente, os profissionais caminhoneiros poderão receber a imunização nas seguintes datas e locais:
Na próxima quinta-feira (4), das 8h às 12, na Ricolog (BR-369) e no dia 11, no mesmo horário, no Posto Via Sul, localizado na BR-369.
A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário básico de vacinas e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde para pessoas de 6 meses a 59 anos. Uma dose da vacina é suficiente para manter a imunização durante a vida toda. Para receber a vacina, o paciente precisa ir até a Unidade de Saúde mais próxima, levando a carteira de vacinação e um documento com foto.
Sintomas
As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. Caso apresente estes sintomas procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima.
Imagem ilustrativa/Divulgação
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930