O Portal do Norte do Paraná
RegiãoEventos

Sertanópolis terá 1ª Semana de Conscientização sobre o autismo

O município de Sertanópolis irá realizar a 1ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, na terça-feira (2). Ao longo desta semana, vários eventos irão promover a conscientização e prestar informações e esclarecimentos à população acerca do Transtorno do Espectro Autista, também chamado de TEA.

Nesta segunda-feira (1º), às 18h30, o Departamento de Desporto e Lazer promove a Caminhada de Conscientização e Inclusão do Autismo no Lago Tabocó. O evento é aberto ao público e os participantes podem vestir roupas azuis, cor símbolo do TEA.

Na terça-feira (2), o Departamento de Educação desenvolve um trabalho de reflexão nas escolas públicas de rede municipal. Na quarta (3), às 9h, haverá uma apresentação cultural da APAE, aberta ao público. O evento será em frente à prefeitura e os participantes podem ir vestidos de azul.

Na quinta (4), haverá roda de conversa e exposição de trabalhos de alunos sobre o tema no CCPP. Na sexta (5) e nos dias 11 e 12, profissionais de psicologia, pediatria e psicanálise realizam cursos de capacitação para educadores e servidores municipais.

A Semana de Conscientização foi instituída por meio da Lei Municipal nº 2.757/2018, de autoria do vereador Glauco Ghislere, e foi inserida no Calendário Oficial de Eventos do Município.

O que é Autismo?

O autismo é um Transtorno Global do Desenvolvimento (também chamado de Transtorno do Espectro Autista), caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. Essas alterações levam a importantes dificuldades adaptativas e aparecem antes dos 3 anos de idade, podendo ser percebidas, em alguns casos, já nos primeiros meses de vida.

As causas ainda não estão claramente identificadas, porém já se sabe que o autismo é mais comum em crianças do sexo masculino e independente da etnia, origem geográfica ou situação socioeconômica.

Alguns sinais importantes podem indicar a presença de traços autistas ou de outros problemas, e podem ser percebidos no ambiente familiar, social e escolar, tais como:

– O relacionamento com outras pessoas pode não despertar seu interesse;

– Age como se não escutasse (ex. não responde ao chamado do próprio nome);

– O contato visual com outras pessoas é ausente ou pouco frequente;

– A fala é usada com dificuldade, ou pode não ser usada;

– Tem dificuldade em compreender o que lhe é dito e também de se fazer compreender;

– Palavras ou frases podem ser repetidas no lugar da linguagem comum (ecolalia);

– Movimentos repetitivos (estereotipias) podem aparecer;

– Costuma se expressar fazendo gestos e apontando, muitas vezes não fazendo uso da fala;

– As pessoas podem ser utilizadas como meio para alcançar o que quer;

– Colo, afagos ou outros tipos de contato físico podem ser evitados;

– Pode não demonstrar envolvimento afetivo com outras pessoas;

– Pode ser resistente a mudanças em sua rotina;

– O que acontece a sua volta pode não despertar seu interesse;

– Parece preferir ficar sozinho;

– Pode se apegar a determinados objetos;

– Crises de agressividade ou auto-agressividade podem acontecer.

Porém, esses sinais são apenas indicativos e o diagnóstico deve ser feito por profissionais especializados, a partir da utilização de técnicas próprias, como entrevistas e observação clínica. (Informações da cartilha Direitos da Pessoa com Autismo, da Defensoria pública do Estado de São Paulo.)

 

DivulgaçãoDivulgaçãoDivulgação

 

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Mudanças em linhas de ônibus atrapalham a rotina de passageiros em Londrina

Produto contra borrachudos é aplicado em rios urbanos de Rolândia

11 postos de combustíveis estão irregulares em Arapongas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais