O Portal do Norte do Paraná
Região

Londrina terá plano de segurança para evitar furtos em prédios públicos

Os furtos em prédios públicos vêm preocupando a população londrinense. Em 2019, segundo dados da Secretária de Defesa Social, foram registrados 39 ocorrências deste crime em UBSs (Unidade Básica de Saúde), escolas, Cepas (Centro Esperança Por Amor Social) e outros imóveis do município.

Na última segunda-feira (25), houve o registro de mais uma ocorrência. O furto da fiação elétrica na UBS do Itapoã, região sul de Londrina, prejudicou o atendimento e ocasionou o descarte de 300 doses de vacinas que ficaram sem refrigeração. O local também é referência no atendimento de pacientes com suspeitas de de dengue com plantões no período noturno.

Também na segunda, funcionários da Cepas – Unidade Vista Bela, na zona norte, descobriram que o prédio foi invadido e foram furtados panelas, fiação, diversos mantimentos e 30 quilos de carne. A unidade ficará fechada pelo menos até este final de semana.

No dia seguinte foi a vez da UBS do Cafezal, na zona sul. Foram furtados um notebook, um botijão de gás, um ventilador e um compressor de ar, mas o atendimento à população não foi afetado.

A resolução do problema dos furtos está entre as prioridades de Pedro Ramos, novo secretário municipal de Defesa Social, nomeado no último dia 11. “Demos início a um plano de segurança do município, mas para que ele tenha sucesso é preciso um trabalho conjunto entre gestores e as secretarias responsáveis”, afirmou o secretário.

Ramos ressaltou a responsabilidade de outras secretarias, dos órgãos responsáveis e dos gestores de prédios públicos em apontarem as possíveis vulnerabilidades dos edifícios. “A Guarda Municipal não tem condição de estar presente a todo momento nestes locais, em muitos casos é uma vigilância à distância. Então, é necessário que seja um trabalho conjunto”, explicou.

“Visitamos algumas unidades e verificamos que há alguns problemas estruturais, como muros baixos, portões sem cadeados, janelas que ficaram abertas, árvores sem poda, câmeras de vigilância voltadas apenas para as áreas internas e outras questões que dificultam a segurança”, completou.

O secretário explicou que a GM está à disposição para oferecer orientações em como melhorar a segurança nestes prédios públicos. “É uma ação didática de um plano que está em fase preliminar e que busca minimizar estes furtos. Por isso, a importância de uma colaboração e comunicação interna entre os responsáveis da administração pública”, ressaltou Ramos.

Informações: Bonde News

Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

 

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Sine Leitura leva literatura e informação ao trabalhador

Morador de Cambé é executado em lanchonete em Apucarana

Caminhão pega fogo após bater contra carro na PR-445, em Irerê; uma pessoa morreu

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais