O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Pedido de isenção da taxa do Enem começa na próxima semana

Cerca de 95 mil estudantes da rede estadual de ensino do Paraná têm direito à isenção da taxa de inscrição de R$ 85 do Enem. O pedido deve ser feito pela internet, na página do participante, a partir das 10h da próxima segunda-feira (1º) até as 23h59 do dia 10 de abril. Têm direito à isenção estudantes que estão concluindo o Ensino Médio neste ano, de acordo com as regras do edital. Isto inclui o Ensino Médio regular, a educação profissionalizante na modalidade integrada, e o curso de Formação de Docentes.

O edital do Enem deste ano foi publicado na segunda-feira (25) no Diário Oficial da União. Ao pedir a isenção da taxa de inscrição, os estudantes devem informar o CPF, a data de nascimento, o endereço de e-mail e um número de telefone. O resultado da solicitação será divulgado a partir do dia 17 de abril, na página do Inep, autarquia do Ministério da Educação, responsável pelo exame. Caso a isenção seja negada, os participantes podem pedir ainda um recurso da decisão.

As inscrições para o Enem devem ser feitas também na página do Inep, de 6 a 17 de maio, mesmo por quem está isento da taxa de inscrição. Os exames são aplicados em dois domingos diferentes, nos dias 3 e 10 de novembro.

A finalidade do Exame Nacional do Ensino Médio é avaliar o desempenho de estudantes na última série do ensino médio, mas ele é aberto para participação de qualquer pessoa interessada. O resultado da prova é utilizado em programas federais de acesso ao ensino superior, como o Sisu para instituições públicas, o Prouni de bolsas para instituições particulares e o Fies, também para particulares. No ano passado, o Enem foi aplicado em 88 municípios paranaenses, com 237 mil pessoas inscritas.

O portal de conteúdos didáticos da Secretaria da Educação, o Dia a Dia Educação, conta com uma página específica sobre o Enem, com videoaulas, apostilas e simulados.

Informações da AENPR

 

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

PIX completa 1 ano com novas medidas de segurança

Governo quer distribuir remédio no SUS sem aval da Anvisa

Governo quer reduzir pela metade o preço do gás de cozinha, segundo Guedes

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais