O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Brasil registrou mais de 500 denúncias de crimes sexuais em janeiro e fevereiro

Entre os meses de janeiro e fevereiro, o Disque 180 – Central de atendimento à Mulher – registrou 502 denúncias de crimes sexuais em todas as regiões do país. Dos casos registrados, 155 foram sobre assédio sexual, 195 estupros, 14 estupros coletivos, nove casos de exploração sexual – prostituição, 50 de importunação sexual e 79 registros de violência sexual no âmbito da violência doméstica e familiar.

Para combater essas práticas, a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, está promovendo campanhas publicitárias que estimulem as denúncias desse tipo de crime.

De acordo com estimativa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 52% das mulheres não denunciam seu agressor. Além disso, também há o fortalecimento da rede de proteção à mulher para garantir atendimento qualificado às vítimas. O Disque 180 funciona 24 horas e pode ser acionado por meio do aplicativo Proteja Brasil.

Além de registrar denúncias de violações contra mulheres, fazer o encaminhamento aos órgãos competentes e realizar seu monitoramento, o Ligue 180 também presta informações sobre direitos da mulher, amparo legal e a rede de atendimento e acolhimento.

Via EBC

 

Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Vacina contra esquistossomose estará disponível no SUS em 2025

Data da 2ª parcela do auxílio emergencial deve ser anunciada nesta sexta (8)

Pix terá medidas de segurança para coibir sequestros e roubos, promete o BC

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais