O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Telefonia segue no topo de reclamações do Procon-PR

O Procon-PR publicou ontem (15), Dia Internacional do Consumidor, o ranking das empresas mais reclamadas em 2018 e o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, de acordo com o artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor.

A exemplo de 2017, as operadoras de telefonia mantiveram o topo do ranking das 50 empresas com maior número de atendimentos. Os serviços registrados incluem o atendimento preliminar para solução de conflito; audiências; processos administrativos incluídos no Cadastro de Defesa do Consumidor; orientações fornecidas e processos de reclamação.

Outro quadro lista as empresas e respectivos índices de resolutividade, considerando os canais preliminares de solução de conflito. O prazo médio de solução da reclamação no Procon é de 10 dias, com um índice médio de resolutividade de 78,49%.

Há também uma relação por tipo de assuntos e problemas mais reclamados pelos consumidores em 2018. O setor de telefonia ocupa o primeiro lugar, seguido pelo setor bancário, cartão de crédito e financeiras. Carros usados, seguros, cursos livres, água e esgoto, agências de viagem e móveis completam o “top 10” da relação.

Ação na rua XV

O Procon promoveu ontem (15) uma ação na Boca Maldita, em Curitiba, para comemorar o Dia do Consumidor e divulgar a plataforma do Consumidor, além de orientar os cidadãos sobre seus direitos.

O secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, comemorou o alto índice de resolução de problemas pelo Procon no ano passado. “Aproximadamente 80% dos consumidores tiveram sua demanda resolvida por meio do consumidor.gov.br em 2018 – o que é bastante positivo, já que a reclamação é solucionada num prazo médio de apenas 10 dias”, afirmou.

A diretora do Procon, Claudia Silvano, reforça a importância da ferramenta do consumidor, por meio do site ou dos aplicativos disponíveis para iOS e Android. “É uma ferramenta integrada e muito eficaz, e os atendimentos são executados de forma ágil e rápida. Atender o consumidor paranaense é o nosso dever”, disse.

Veja o ranking completo no link.

Via AENPR

 

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Profissionais da Saúde recebem capacitação para enfrentamento da chikungunya

Pandemia faz casos de atendimento por depressão subirem 30% no Paraná

86% dos municípios paranaenses não registraram mortes por Covid-19 nos 10 primeiros dias de novembro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais