Hoje é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional dos Animais e, para marcar a data, o deputado Cobra Repórter ressalta que está em vigor desde abril de 2018, a Lei Nº 19472 de 2018, de sua autoria e que é válida para todo o Estado do Paraná, que instituiu o “Julho Dourado”, e que torna o mês de julho como um período de reflexão e promoção de eventos sobre a saúde de cães e gatos e de alerta para a importância da prevenção de zoonoses.
O Julho Dourado foi inserido no Calendário Oficial de Eventos do Estado e diversas atividades foram realizadas com ações para promover a qualidade de vida a animais de ruas e domésticos de estimação. Também ocorreram palestras, seminários campanhas para orientar e prevenir as doenças transmitidas pelos animais e mais, campanhas de adoção e de conscientização contra o abandono.
“O Julho Dourado é uma referência, mas a questão animal deve ser abordada o ano inteiro, pois é um problema que está no nosso cotidiano. A causa animal merece atenção no Paraná, pois estamos no Estado com maior número de cães por domicílio e com uma imensa população de animais abandonados, especialmente cães e gatos. Esse projeto permite a promoção da conscientização sobre a posse responsável, incentiva a realização de campanhas de castração e ações preventivas de zoonoses, de adoção e a integração entre a população, órgãos públicos e privados e organizações não governamentais que trabalham com animais”, afirma Cobra Repórter.
Paralelo à nova lei, o deputado Cobra Repórter está trabalhando em outros dois projetos para os animais, como o “Paraná sem abandono”, que visa orientar sobre a posse consciente dos animais e o “castramóvel”, que são unidades móveis para castração de animais.