Serviços ficaram instáveis durante toda a tarde e noite de ontem (13). Empresa diz que não se tratou de um ataque de negação de serviço.
O Facebook, Instagram e WhatsApp voltaram ao normal nesta quinta-feira (14), após apresentarem instabilidade no Brasil e outros países desde o início da tarde de ontem (13). Todos esses aplicativos pertencem ao Facebook.
Segundo o site especializado downdetector.com, os relatos de falha do serviço começaram a diminuir durante a madrugada.
Após a volta dos serviços, a empresa ainda não comentou o que causou o problema. Perto das 16h da quarta-feira, em seu perfil no Twitter, o Facebook afirmou que estava “focado em resolver a questão” e que o problema não está relacionado a um ataque de negação de serviço (DDoS), que é um acesso coordenado, em massa, que visa derrubar um site.
Mais cedo, a empresa já tinha admitido que a “instabilidade temporária” ocorria em toda a família de aplicativos do Facebook.
Usuários relataram dificuldades para postar conteúdos nos perfis do Facebook e do Instagram. As tentativas resultam em uma mensagem de problema para atualizar o status. Alguns também afirmaram que não conseguiam sequer logar nessas redes sociais. Outros reclamaram que não era possível enviar fotos ou áudios no Whatsapp.
Segundo o downdetector.com, os relatos atingiram o pico entre as 13h e as 22h e os problemas eram mais perceptíveis na América do Norte e na Europa.
Informações G1
Foto: Eric Gaillard/Reuters
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930