O menino que foi declarado morto após nascer e voltou a respirar meia hora depois segue internado em estado grave na UTI do hospital Santa Casa de Maringá (Noroeste). O bebê nasceu na madrugada de sexta-feira (1º) em Colorado (Noroeste), com 28 semanas de gestação, o que representa aproximadamente seis meses e meio.
Segundo o hospital Santa Clara, a mãe, identificada como I.S.P., de 24 anos, deu entrada no Pronto Atendimento por volta da 1h da última sexta. Após avaliação do obstetra de plantão, a paciente foi encaminhada para a sala de parto e foi acionado o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Maringá.
A criança nasceu de parto normal, por volta das 2h30, com cerca de 1,2kg. O bebê respirava espontaneamente com choro fraco e teve queda acentuada dos sinais vitais. Foi necessário realizar procedimentos de reanimação, até a chegada do Samu Maringá, por volta das 3h30.
Considerando a instabilidade clínica e a vulnerabilidade do paciente, as equipes médicas optaram pelo transporte aéreo.Por volta das 4h45, o menino teve mais uma queda brusca nos sinais vitais, mas não houve sucesso na reanimação. Ainda de acordo com o hospital, o bebê já não apresentava respiração nem batimentos cardíacos.
Diante deste quadro clínico, tanto o médico intensivista do Samu quanto a médica pediatra do hospital constataram o óbito da criança, e a família foi comunicada. Meia hora depois, quando a família se despedia do menino, percebeu que o bebê voltou a respirar.
A pediatra o levou novamente ao centro cirúrgico e realizou as manobras de reanimação até a chegada do Samu aéreo, que fez o transporte até a Santa Casa em Maringá.
Essas e outras informações na nossa programação, Rádio Cultura AM 930.
(O Bonde)