O Portal do Norte do Paraná
Região

Escola Municipal João XXIII será ampliada com novas salas de aula

A solenidade de assinatura da ordem de serviço para dar início às obras de ampliação da Escola Municipal João XXIII foi realizada na manhã dessa quinta-feira (17). Localizada na Rua Alfred Nobel, 507, na Vila Industrial, a unidade foi inaugurada em agosto de 1995 e nunca passou por uma reforma de sua estrutura. O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, e a secretária municipal de Educação, Vânia Costa, foram até a escola para autorizar o início da construção.

A obra de ampliação da escola terá duração prevista de 12 meses, e será realizada de forma concomitante às aulas. No espaço que, atualmente, abriga o estacionamento e a sala de recursos, será construído um novo bloco pedagógico, de dois pavimentos, com oito salas de aula, uma sala de recursos e dois conjuntos de banheiros. Contando a área de circulação coberta e escadas, o bloco totalizará uma área de 759,13m².

Com a obra, será possível ampliar as turmas da escola, que, no momento, atende 360 alunos matriculados em turmas do P4 ao 5º ano do Ensino Fundamental. A estimativa é que as futuras salas de aula viabilizem cerca de 480 novas vagas para atender toda a comunidade do bairro e região.

O prefeito Tiago Amaral reforçou que a cidade está dando início a um novo tempo na educação, e que a ampliação da Escola Municipal João XXIII sinaliza essa mudança. “Teremos aqui uma nova escola para a nossa região oeste, praticamente, porque vai mais que dobrar o tamanho. Estamos saindo de pouco mais de 300 vagas para mais 480 vagas, é um aumento muito significativo e muito importante para a nossa cidade. Estamos muito felizes com essa conquista histórica; vamos fazer retornar aqui a biblioteca e também oferecer uma sala de recursos preparada. E, também, uma sala do contraturno para o reforço da criançada”, elencou.

Amaral incentivou os alunos a valorizarem toda a equipe escolar, a se dedicar aos estudos, e afirmou que a Prefeitura está dedicada a prover condições cada vez melhores para a rede municipal. “Todos nós trabalhamos para que Londrina seja a melhor cidade para vocês. Seja a cidade que dê condições de vocês aprenderem e brincarem, dos pais de vocês trabalharem, para que vocês tenham uma casa e uma família feliz. E para que, no futuro, vocês possam ser guardas municipais, professores, engenheiros ou médicos; possam abrir um comércio, ter uma indústria. Essa é a nossa missão, e esse é o nosso compromisso com vocês”, frisou o prefeito.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Municipal João XXIII, Alexandra Shizuka Berg, as equipes já iniciaram a colocação dos tapumes para montagem e isolamento do canteiro de obras. “Vemos muitos prédios sendo construídos na nossa região e novas famílias se formando em nosso entorno, então sabemos da necessidade de novas turmas. E nunca passamos por reforma, ex-alunos que vêm até a escola ainda reconhecem toda a estrutura do prédio. Vai ser um refresco para toda região contarmos com essas novas salas, principalmente para termos o retorno da biblioteca para usufruir com os alunos”, destacou.

A secretaria municipal de Educação, Vânia Costa, explicou que a construção das novas salas na Escola Municipal João XXIII será executada por meio de um caucionamento, firmado entre o Município e a empresa de construção civil MRV. A obra está avaliada em R$ 4 milhões e compreende a primeira fase de ampliação da unidade escolar. “Essa obra vai trazer muitas oportunidades. Esse novo espaço que a escola está recebendo, com grande alegria, vai permitir que os nossos alunos da região oeste e que fazem parte desse georreferenciamento tenham a oportunidade de ter vaga garantida em nossa rede. É uma escola antiga, que hoje possui oito salas e com a ampliação terá mais nove, que darão origem a 18 turmas nos períodos da manhã e tarde. Hoje tivemos um marco na educação municipal, com essa nova escola na região oeste de Londrina”, disse a secretária.

Para a segunda etapa de ampliação, programada para iniciar em 2026, a área construída será de mais 649,23m². O projeto contempla a adequação do ambiente administrativo, reforma e ampliação da cozinha, duas salas de aula, sala de contraturno e área de circulação. “Já estamos em negociação para que a segunda etapa também seja executada utilizando o caucionamento. E a execução dessa obra visa atender à crescente demanda da região oeste, pois possibilitará um aumento significativo no número de vagas”, acrescentou o diretor de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação, Junior Cesar Dias de Jesus.

A assinatura da ordem de serviço também contou com a presença dos vereadores Marcelo Oguido, líder do Executivo na Câmara, Marinho, Sidnei Matias, Santão e Matheus Thum.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Motociclista morre em acidente na PR-444 na noite de domingo

Cobra News (User)

Placas de bronze são furtadas do cemitério em Arapongas

Procon Cambé alerta aposentados sobre golpes em empréstimos consignados

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais