O Portal do Norte do Paraná
Paraná

CMTU publica edital para contratação de nova empresa de radar

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), gestora do sistema viário de Londrina, publicou o edital para definir a empresa que vai gerir a instalação e manutenção dos equipamentos de fiscalização eletrônica, que deverão entrar em operação no segundo semestre. O atual contrato vence em 31 de maio próximo.

As empresas que quiserem participar da nova licitação para implantação, operação e manutenção dos equipamentos em Londrina terão, até às 8h30 do dia 9 de maio, para entregar as propostas. O certame, bem como o início da sessão, na modalidade pregão eletrônico, serão no mesmo dia, após às 9 horas.

Hoje pela manhã (15) o diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, recebeu a imprensa para explicar alguns detalhes do edital. O processo licitatório será pela modalidade “Pregão Eletrônico”, com disputa aberta por meio da internet. O contrato, de cinco anos, está avaliado em até R$ 50.130.568,80 por todo o período, mas o diretor da CMTU acredita que, por ser pregão, este valor deverá cair substancialmente, trazendo economia para o Município e para a companhia.

Para participar do processo, a empresa licitante deverá estar credenciada de forma direta, ou através de empresas associadas à Bolsa de Licitações e Leilões (BLL), até no mínimo uma hora antes do horário fixado no edital, que é 8h do dia 9 de maio, para o recebimento das propostas.

Para se cadastrar no Sistema Eletrônico de Licitações da BLL a licitante deverá acessar o link http://bll.org.br/cadastro/, realizar o download do Termo de Adesão, fazer o preenchimento e depois retornar o mesmo.

Dois tipos – A Prefeitura, por meio da CMTU, apurou profundamente o edital para obter o provisionamento dos melhores equipamentos do mercado em termos de tecnologia embarcada. A vencedora do certame deverá fornecer, implantar ou instalar, operar e manter em operação 40 equipamentos de fiscalização eletrônica, do tipo Fixo, compreendendo 84 faixas de rolamento, para fiscalização de infrações por “excesso de velocidade, transitar em faixa exclusiva e deixar de conservar o veículo na faixa a ele destinada”, com tecnologia OCR para detecção, registro, armazenamento, processamento de dados estatísticos e transmissão de dados remotos on-line.

A mesma empresa também deverá fornecer, implantar ou instalar, operar e manter 30 equipamentos de fiscalização eletrônica, do tipo “Misto”, compreendendo 72 faixas de rolamento, para fiscalização conjunta ou não das infrações descritas acima mais as infrações de “parada sobre a faixa de travessia de pedestre, avanço de sinal vermelho e conversão/retorno proibido”. Os equipamentos deste modelo também deverão ser dotados de tecnologia OCR para detecção, registro, armazenamento e processamento de provas de cometimento de infrações de trânsito, processamento de dados estatísticos e transmissão de dados remotos on-line.

Também há a previsão, no edital, de fornecimento, implantação ou instalação e manutenção de central de monitoramento das operações e processamento de dados, lavratura de autos de infração de trânsito, emissão de alertas, monitoramento e recepção de imagens ou vídeos da estrutura externa própria da CMTU ou compartilhada por outros órgãos.

“Nós tomamos cuidado com o sistema de mecanismo de implante que é não cortar o solo [para instalação de sensores]. Queremos uma tecnologia mais avançada, e que traga uma novidade se comparada com o atual radar, que não tem, que é uma câmera ‘frontal’”, explicou Sambatti. “Hoje a nossa aferição é feita apenas pela parte traseira do veículo, e agora nós vamos ter a [câmera] traseira e a frontal. A vantagem é que a gente melhora a qualidade das imagens processadas.”

Caso permaneça alguma dúvida sobre o cadastro, a empresa licitante poderá entrar em contato com o suporte da Bolsa de Licitações e Leilões pelo telefone (41) 3097-4600, ou utilizar o endereço contato@bll.org.br. Já o edital está disponível para retirada na plataforma bll.org.br/editais, bem como no site da CMTU-LD no endereço licita.cmtuld.org, ou ainda no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), da Prefeitura de Londrina, consultando o processo n° 62004899/2025-71.

Informações – Em caso de dificuldade para localização ou acesso do edital, as informações podem ser obtidas na Gerência de Licitações da CMTU, à Rua Professor João Cândido, 1213, Centro, Londrina, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas, ou pelos telefones (43) 3379-7908 e/ou 3379- 7945.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Governador confirma R$ 1 milhão para saúde e Companhia Independente da PM em Cambé

Assembleia discute mudanças na agência que fiscaliza pedágio no Paraná

MPPR promove debate sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, que completa 30 anos

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais