O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Campanha de Vacinação contra Gripe aplica 4.099 doses na ExpoLondrina e UBSs

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza aplicou 4.099 doses, desde sexta-feira (4), quando a campanha iniciou em Londrina, até domingo (6). Deste total, 3.249 doses foram aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 850 no ponto de vacinação inserido no Parque de Exposições Governador Ney Braga, durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina) 2025.

No sábado (5), a vacinação aconteceu em seis UBSs que abriram especificamente para esta finalidade: Guanabara (região central), Armindo Guazzi (leste), Alvorada (oeste), Maria Cecília (norte), Piza (sul) e Centro.

Na ExpoLondrina foi de sexta (4) a domingo (6). Uma das pessoas que recebeu a dose vacina na Exposição foi Jocelina Alves Viana, 88 anos. Ela faz parte do grupo de idosos. “Achei bom poder contar com a vacinação dentro Parque, pois eu tomo esta vacina todos os anos e, desta vez, aproveitei para dar um passeio”, afirmou.

O estudante Júlio Cesar Simão também fui imunizado na ExpoLondrina 2025. “Me informaram que a vacinação iria iniciar começar no Parque Ney Braga, então como eu já vinha para a Exposição aproveitei a oportunidade para tomar a vacina. Achei bom porque pude para passear e me imunizar”, disse.

A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, avalia que o número de doses aplicadas até agora é significativo. “Nossas equipes estão preparadas e organizadas para atender a população, para que possamos atingir 90% do público-alvo que é o preconizado. Sabendo que a vacina protege contra as formas graves da doença, é importante a pessoa estar imunizada para que ela evite ter complicações, como internações, e até óbitos em decorrência da influenza”, informou.

A vacinação prossegue nesta semana, em todas as UBSs, das 7h às 18h30, e também na ExpoLondrina, até domingo (13). Na Exposição Agropecuária, o ponto de vacinação – localizado próximo ao portão de entrada do Parque – funciona das 14h às 22h, durante a semana, e das 10h às 22h no sábado e domingo. Na ExpoLondrina, além da vacina contra gripe, a Prefeitura está ofertando vacinação contra HPV, para pessoas com idade entre 9 e 19 anos, e contra dengue, voltada aos que têm entre 10 e 14 anos.

Para esta e a próxima semana (do dia 7 ao dia 11 e do dia 14 a 17), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abrirá algumas unidades com horário estendido, das 7h às 22h, para realizar a multivacinação. São elas: UBS Lindoia (segunda-feira); UBS Piza (terça); UBSs Alvorada e Vila Brasil (quarta); UBS Parigot (quinta); UBS Vila Casoni (sexta). No feriado da Paixão de Cristo, no dia 18, as UBSs não abrirão.

Para receber a dose, não é necessário agendar atendimento, basta comparecer à uma das unidades com os documentos de identificação e, de preferência, com a carteira de vacinação em mãos.

Nesta fase da campanha, a vacinação contra influenza é direcionada a grupos prioritários, com maior risco de contrair a doença e desenvolver complicações mais graves. Entre os grupos elencados, estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e mulheres no pós-parto, pessoas com deficiência (PCD) ou doenças crônicas, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança, professores.

Este ano, nos grupos dos trabalhadores foram incorporados os funcionários dos Correios. Neste caso, para receber a dose é preciso apresentar, junto com um documento oficial de identificação, como RG ou CNH, um comprovante que ateste o vínculo profissional. O mesmo vale para os trabalhadores da saúde, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e de salvamento, professores dos ensinos básico e superior. (Confira, ao final, todos os grupos).

O objetivo do Município é imunizar, pelo menos, 90% do público-alvo, que totaliza 238.677 moradores de Londrina. A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS) é tríplice, ou seja, protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no hemisfério sul nos últimos meses: H1N1, H3N2 e B.

Lista completa do público-alvo prioritário para vacinação contra influenza:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

– Gestantes;

– Idosos com 60 anos ou mais;

– Trabalhadores da Saúde (serviço público e privado);

– Puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto);

– Professores do ensino básico e superior;

– Povos indígenas e quilombolas;

– Pessoas em situação de rua;

– Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

– Profissionais das Forças Armadas;

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

– Pessoas com deficiência permanente;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

– Trabalhadores dos Correios;

– Trabalhadores portuários;

– Funcionários do sistema de privação de liberdade;

– População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Sobre a doença – De acordo com o Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os principais sintomas são: febre; dor de garganta; tosse; dor no corpo; dor de cabeça.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Jhon Lenon leva tiro na bunda ao tentar fugir de abordagem policial

Nova estação: Saúde alerta para os cuidados com doenças típicas do outono

O que fazer em desastres? Defesa Civil orienta população sobre antes, durante e depois

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais