País tem 12,7 milhões de pessoas sem emprego
O desemprego ficou em 12% no trimestre encerrado em janeiro, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios divulgada nesta quarta-feira, 27, pelo IBGE. Isso significa que há 12 milhões e 700 mil pessoas sem trabalho no país.
A taxa é 0,2 ponto percentual menor do que a registrada no trimestre encerrado em janeiro de 2018, mas representa avanço de 0,3 com relação ao trimestre imediatamente anterior.
Essa taxa acabou influenciando em outro dado o aumento de 1,4 porcento no rendimento médio real habitual, que chegou a R$ 2, 270.
De acordo com o IBGE,o avanço se deve ao aumento do salário mínimo, mas também ao fato de que a massa total de rendimento, que permaneceu estável em R$ 205 bilhões, agora foi divida entre menos trabalhadores.
De acordo com o pesquisador do instituto, Cimar Azeredo, ressalta que mais uma vez as pesquisas apontam o avanço da informalidade.
Neste trimestre, na comparação com o anterior, apesar da taxa de empregados sem carteira assinada ter caído 2,8 %, o que ainda representa 11,3 milhões pessoas, a quantidade de trabalhadores por conta própria aumentou 1,2 porcento alcançando o recorde de 23,9 milhões.
Via Agência Brasil
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930