O blogueiro André Almenara teve o celular apreendido pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) nesta quinta-feira (8). Ele é suspeito de repassar informações de operações policiais para uma organização criminosa ligada a homicídios e tráfico de drogas na região de Maringá, no norte do Paraná.
A advogada do blogueiro, Josiane Monteiro, informou que a defesa irá se pronunciar após ter acesso ao inquérito
“Nós viemos até a delegacia para pegar mais informações para podermos nos pronunciar. O André também tem interesse em trazer a versão dele dos fatos.”
De acordo com o delegado da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) de Maringá, Leandro Roque Munin, a organização criminosa começou a ser investigada em 2020 por envolvimento em crimes em Maringá e cidades da região.
Em 2023, durante uma operação, um suspeito de integrar a organização criminosa foi morto em confronto. Segundo a polícia, o celular dele foi apreendido e, neste aparelho, foram encontradas conversas entre ele e o blogueiro André Almenara.
A análise do celular revelou que o blogueiro, utilizando o acesso a informações que obtinha pela profissão, repassava informações confidenciais sobre apreensões de drogas, homicídios, autores e vítimas dos crimes, além das linhas de investigação policial.
André Almenara também é suspeito de fornecer detalhes sobre a localização das equipes policiais e informar a organização criminosa, com antecedência, detalhes de operações, o que comprometia o sucesso das ações.
Segundo o delegado, o blogueiro atuava como uma espécie de informante da organização.
“Na maioria das vezes, ele informava voluntariamente. Todo fato ocorrido de homicídio e apreensão de droga, ele encaminhava para esse membro da organização e, outras vezes, ele era questionado sobre fatos que aconteciam. Ele sempre informava.”
Com base nas evidências coletadas, André Almenara será indiciado pelo crime de integrar organização criminosa. Conforme a polícia, o blogueiro deverá ser ouvido na próxima segunda-feira (12).
A Polícia Civil divulgou prints das conversas entre o blogueiro André Almenara e o suspeito de integrar a organização criminosa.
De acordo com a polícia, enquanto acompanhava situações de crimes, o blogueiro enviava fotos e informações em tempo real, o que permitia que membros da organização criminosa fugissem e frustrassem as investigações.
Em um trecho da conversa, o blogueiro conta detalhes de uma apreensão de drogas e, a pedido do suspeito, envia uma foto da carreta apreendida.
Com informações:G1
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1