O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná encerra pior ano epidemiológico da dengue em 33 anos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou, nesta terça-feira (30), o último boletim do período epidemiológico iniciado em 30 de julho de 2023. Foram registrados mais 8.031 casos da doença e 39 óbitos na última semana. Somados aos dados do período, o Paraná contabiliza 595.732 casos confirmados e 610 mortes em decorrência da dengue.

Há 33 anos a Sesa divulga o panorama das arboviroses no Paraná. Em 1991, os primeiros dados registrados apresentaram 161 notificações da dengue e 16 casos importados confirmados ao longo de doze meses. E este último ano epidemiológico foi de longe o mais grave, tanto em número de casos positivos quanto de mortes pela doença.

O secretário estadual da Saúde, Cesar Neves, lembra que o último período foi de muito trabalho e dedicação das equipes. “A dengue está presente em praticamente em todo o País, com mais de 6 milhões de casos e 4,8 mil óbitos, e no Paraná não foi diferente. Assim como em outros estados, aqui também houve enfrentamento dessa grande epidemia. Não medimos esforços para a realização de ações resolutivas, porém precisamos da ajuda da população”, afirmou.

A situação em relação à doença fez com que o Governo do Estado decretasse, em março, a situação de emergência em saúde pública para a dengue. A decisão foi tomada devido ao aumento no número de casos e óbitos pela doença. A vigência do decreto foi de 90 dias.

Mosquitos

Nesta semana foram inauguradas duas biofábricas do Método Wolbachia. Elas estão em Foz do Iguaçu e Londrina. A produção do método Wolbachia consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, impedindo que os vírus se desenvolvam no inseto, a fim de evitar a transmissão das doenças.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Cadáver é encontrado em córrego de Cascavel

Cobra News (User)

Paraná tem 10,1 mil pessoas privadas de liberdade inscritas no Encceja 2023

Cobra News (User)

PRF registra grave acidente entre Maringá e Mandaguaçu

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais