O Portal do Norte do Paraná
Esporte

Paracanoísta de equipe londrinense vai representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

O atleta londrinense Igor Tofalini é um dos convocados pela Confederação Brasileira de Canoagem para compor a Seleção Brasileira de Paracanoagem para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Igor, ou o “Peão das Águas”, como é conhecido, integra a equipe de canoagem do Instituto Rema Londrina, que conta com o apoio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE), vinculado à Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Foto: Julio Sodre/ Divulgação

Ao todo, a Seleção de Paracanoagem conta com oito integrantes, que serão os responsáveis por representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos. Tofalini obteve a classificação no Campeonato Mundial de Paracanoagem, que foi realizado em maio na Hungria. Na ocasião, o atleta foi vice-campeão mundial nos 200 metros, com o tempo na casa dos 54 segundos, e esse desempenho garantiu sua convocação.

Atualmente, o paratleta está em Curitiba realizando treinamentos direcionados aos Jogos Paralímpicos, mas seu local regular para os treinos é o Iate Clube de Londrina, onde é acompanhado pelo treinador Gelson Moreira. Tofalini faz parte do Instituto Rema Londrina desde o início do projeto, em 2020. O atleta é bicampeão mundial de paracanoagem, com títulos de 2018 e 2022. Agora, seu objetivo é trazer uma medalha paralímpica ao Brasil.

“Estou muito feliz de poder representar o meu país no maior evento esportivo do planeta, acho que o sonho de todo atleta é estar lá representando seu país, sua cidade e seu clube. Estou me dedicando bastante para trazer um excelente resultado para o Brasil e para a nossa cidade de Londrina”, contou o atleta.

O apelido “Peão das Águas” deriva da atividade anterior à paracanoagem, a montaria em touros. Ele atuou profissionalmente em rodeios por 10 anos, até sofrer um acidente durante uma montaria.

O presidente da FEL, Claudemir Fattori, também destacou a importância da convocação de Tofalini para o esporte londrinense e citou a participação do Feipe em projetos de alto rendimento que vêm alcançando resultados positivos. “Em projetos financiados com recursos do Município, os atletas conseguem chegar ao nível olímpico, como é o caso do Igor e de outros que estão prestes a se classificar”, apontou.

As equipes de paracanoagem e dragon boat do Instituto Rema Londrina contam com o patrocínio do Feipe e do Iate Clube. A Associação conta com 11 paratletas, que treinam no Iate Clube, utilizando as águas do Lago Igapó.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Informações da assessoria de imprensa

Postagens relacionadas

Inter empata com o Rosario Central no Beira-Rio e é eliminado da Sul-Americana

Cobra News (User)

Paris 2024: Brasil conhece adversário na estreia do futebol feminino

Cobra News (User)

Atlético-MG leva susto, vence Peñarol e encaminha classificação na Libertadores

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais