O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 recebeu 5 milhões de inscrições — um aumento de 8% em relação à edição anterior da prova, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação será aplicada em 3 e 10 de novembro.
Correção: Em uma primeira versão desta reportagem, constava a informação de que o número de inscrições no ENEM subiu 48%. Na verdade, o percentual correto de crescimento é de 8%. Os candidatos do Rio Grande do Sul, no entanto, terão prazo extra de inscrição, entre 16 e 21 de junho, diante das drásticas enchentes que acometeram o estado. O Ministério da Educação (MEC) avalia também uma nova data de prova para os moradores.
Por isso, o balanço final dos inscritos, que ainda será divulgado pela pasta, deve sofrer uma nova variação. Além dos candidatos do Rio Grande do Sul, o número levará em conta a compensação dos boletos de pagamento da taxa.
No ano passado, por exemplo, neste mesmo período, o número preliminar de inscrições divulgado pelo Inep foi de 4,6 milhões, e com a confirmação, o índice foi para 3,9 milhões. Apesar disso, o número de inscrições deste ano já é um marco na recuperação após a pandemia da Covid-19, quando foram registradas, em 2021, 3,1 milhões de candidaturas, o volume mais baixo da última década.
Mesmo com o crescimento, o alcance do Enem ainda está longe de se aproximar do período entre 2014 e 2016, quando atingia mais de 8 milhões de alunos por ano.
Com informações:G1
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1