O Portal do Norte do Paraná
Paraná

UEL define normas do Vestibular 2025 e divulga quantidade de vagas ofertadas

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) tornou públicas nesta sexta-feira (24) definições importantes relacionadas ao Vestibular UEL 2025 envolvendo as normas do processo seletivo, o número de vagas ofertadas e o preço público da inscrição. Conforme a Resolução Cepe nº 026/2024, aprovada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), serão ofertadas 2.544 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações.

Constam ainda no documento as diversas regras para o processo seletivo, como o número de vagas para cada curso e as três disciplinas cobradas na Prova de Conhecimentos Específicos, sendo a de Sociologia obrigatória para todos os cursos, incluindo o novo curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA). O Manual do Candidato 2024, que contém o conteúdo programático do concurso, será divulgado até 1º de julho, segundo a Cops.

Nesta semana, o Conselho de Administração (CA) da UEL definiu o preço público da inscrição do Vestibular UEL 2025. Para a edição deste ano o preço público fixado foi de R$ 181,00. A Resolução CA nº 022/2024 foi publicada no site da Cops.

Segundo a coordenadora de Processos Seletivos da UEL, Sandra Garcia, o reajuste foi necessário em decorrência dos custos estimados para a realização do vestibular. “O Conselho de Administração da UEL levou em consideração o índice inflacionário dos preços do último ano, acumulado em 3,14%, elevando o valor em cinco reais em comparação com a edição anterior, R$ 176,00”, disse.

Outra novidade, conforme a resolução do Cepe, é que para os cursos com concorrência igual ou menor a um candidato por vaga a prova passa a ser classificatória, ou seja, desde que o candidato não tenha nota final zero, ele será classificado no Processo Seletivo Vestibular 2025.

ISENÇÃO – A Cops reforça que os candidatos interessados na isenção do pagamento têm até as 17h do dia 6 de junho para solicitarem o direito por meio do Número de Identificação Social (NIS), atribuído por meio do CadÚnico. Neste caso, a isenção será integral, considerando o Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, conforme Decreto Federal nº 6.135/2007. O candidato deverá ser membro de família de baixa renda, nos termos do mesmo decreto.

Em seguida, entre os dias 18 de junho e 1º de julho, o Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec) realizará o processo de análise socioeconômica. Por meio desta modalidade, os candidatos podem obter desconto integral e parcial, de 30% e 50% do valor da inscrição.

Com o objetivo de garantir que os candidatos interessados na isenção não percam o direito, a UEL e o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina reforçarão as informações sobre as regras e, principalmente, os documentos necessários, junto às escolas da rede estadual de educação.

As inscrições para o Vestibular UEL 2025 terão início no dia 18 de julho e somente serão efetivadas mediante o pagamento do preço público, que também pode ser feito via PIX.

FASE ÚNICA – Com a mudança do formato aprovada em dezembro do ano passado, o vestibular da UEL será em fase única, com dois dias de aplicação – neste ano, em 17 e 18 de novembro para as Provas de Conhecimentos Gerais; Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, respectivamente. As provas de Habilidades Específicas (PHE) serão aplicadas antes, no dia 29 de setembro, somente para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música.

AEN

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Frota de veículos elétricos praticamente triplica no Paraná em dois anos

Boletim semanal da dengue confirma mais 305 casos no Paraná

Cobra News (User)

Paraná confirma mais 59 óbitos e 2.351 novos casos da Covid-19

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais