O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre uma série de compromissos oficiais nesta quinta-feira (14) durante viagem ao Egito.
No país, Lula discutirá com o presidente egípcio Abdel Fatah El-Sisi a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, além de tratarem de acordos internacionais.
Lula desembarcou na capital, Cairo, por volta das 4h desta quarta (14), no horário de Brasília, mas começa a sequência de reuniões nesta quinta.
No primeiro dia da viagem, o presidente e a primeira-dama, Janja, visitaram as pirâmides de Gizé – onde esteve em 2003, no primeiro mandato, com Marisa Letícia – e a famosa esfinge.
Segundo o Palácio do Planalto, o petista também visitou museus e conversou com egípcios sobre possível colaboração para recuperar itens do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, destruídos em um incêndio no dia 2 de setembro de 2018.
Após a sequência de compromissos no Egito, Lula segue em viagem para a Etiópia – ambos, países que passaram a integrar o Brics em 2024.
O grupo, que reúne algumas das principais economias emergentes do mundo, conta com a presença do Brasil desde a fundação. O governo brasileiro apoiou a ampliação e a entrada dos dois países africanos.
Este é o segundo giro de Lula por países da África desde que tomou posse como presidente da República. No ano passado, Lula passou por África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe.
Na campanha eleitoral de 2022, Lula colocou entre as diretrizes do programa de governo a previsão de “reconstruir” as relações entre o Brasil e países africanos. Antecessor de Lula, Jair Bolsonaro não visitou países africanos durante o seu mandato (2019-2022).
Naquele ano, antes mesmo de ter tomado posse e na condição de presidente eleito, Lula esteve no Egito, a convite do governo local, para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Com informações:G1
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1