Na noite de quinta-feira (9), a Prefeitura de Londrina realizou a abertura do Encontro Regional da Assistência Social, Idoso e Saúde. A cerimônia ocorreu no auditório da Unicesumar, localizado na avenida Santa Mônica, 450. Essa é a segunda edição do Encontro, organizado por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social (SMAS), do Idoso (SMI) e de Saúde (SMS).
O evento traz o tema “Caminhos para atuação conjunta”, com o objetivo de continuar o desenvolvimento do trabalho entre secretarias e serviços, e debater sobre intersetorialidade e a necessidade de políticas públicas articuladas. Com 189 inscritos, o público-alvo são profissionais da rede de serviços socioassistenciais, serviços voltados a pessoa idosa e serviços de saúde, entre outros, além de profissionais do Sistema de Garantias de Direito, de Londrina e Região.
A secretária municipal de Assistência Social, Jaqueline Marçal Micali, contextualizou a realização do Encontro e explicou como acredita na importância da renovação das políticas públicas. “O objetivo em comum é entender esse público que todos nós atendemos, visualizar a política pública a partir da sua função, e encontrar caminhos possíveis. Porque não tem como fazer política pública velha para público novo, naquilo que é contemporâneo. Esse encontro é sobre isso, e sobre o nosso dia a dia, nossos desencontros e nossas aflições. É sobre os problemas que queremos resolver e que ainda não temos respostas. Não acredito em uma política pública fragmentada”, relatou.
Representando o prefeito Marcelo Belinati na abertura, o vice-prefeito, João Mendonça, enfatizou a importância da união para a resolução de problemas e dificuldades no serviço público. “É muito importante essa ação conjunta das três secretarias, uma união de forças ao redor de temas tão necessários. Esse encontro é uma oportunidade única de debater e discutir todas as dificuldades e procurar soluções para os problemas do dia a dia”, disse Mendonça.
Por sua vez, a diretora de Serviços Complementares de Saúde da SMS, Cláudia Garcia, que na ocasião representou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, chamou a atenção para a necessidade de um evento anual como esse, para se trabalhar os desafios da promoção de políticas públicas conjuntas entre secretarias que oferecem serviço tão diferentes entre sí. “É muito gratificantes estarmos no segundo ano do encontro. Fazer um primeiro encontro é um desafio, e mantê-lo é sinal de que as nossas parcerias se mantêm. Com todos os desafios de se trabalhar em conjunto, porque são políticas diferentes aplicadas em cada secretaria aqui representada, promover essa ação conjunta dos serviços é uma tarefa muito difícil. Estamos em busca de conhecimento e de troca de conhecimento. E precisamos oferecer o melhor para o usuário, mas também precisamos cuidar uns dos outros enquanto parceiros, e esse é um ambiente propício para isso”, colocou Garcia.
Também estiveram presentes na cerimônia de abertura a diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da SMI, Ana Karina Anduchuka Barbosa, a vereadora Lenir de Assis, e o vereador Eduardo Tominaga, líder do Executivo na Câmara.
Palestra magna
Ainda na noite desta quinta (9), foi realizada palestra magna com o tema “Desafios e possibilidades para uma atuação conjunta”, ministrada por Marcelo Kimati, psiquiatra e professor de Saúde Coletiva na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Kimati foi assessor técnico no Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde, e diretor do Departamento de Saúde Mental na Prefeitura de Curitiba. Atualmente, é coordenador de pesquisa na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego.
O evento continua nesta sexta (10) durante todo o dia, com uma mesa redonda no período da manhã de tema “Intersetorialidade e Demandas Sociais Emergentes”, e seis minicursos no período da tarde.
Fonte: Prefeitura de Londrina
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1