O Portal do Norte do Paraná
Região

10 bairros de Cambé estão em risco para surto de dengue

Com as temperaturas voltando a ficar mais altas e a chuva mais intensa, uma preocupação também retorna: a dengue. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde Pública publicou o 6º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), que inclui dados colhidos entre 16 e 21 de outubro. Foi observado que o índice predial geral do município aumentou para 1,2% e 10 bairros estão em risco para surto da doença. Para combater os índices, foi divulgado também o calendário de mutirões de limpeza com início já no próximo mês.

Segundo o LIRAa, dez bairros apresentaram índice predial acima de 2%, o que significa que estão em risco para possível surto de dengue. São eles: Ulisses Guimarães (21%), Cambé III (12%), Euthimio Casaroto (7,4%), Boa Vista (6,66%), Morada do Sol (3,03%), Ana Rosa (2,94%), Centro (2,7%), Vila Operária (2,7%), Guarani (2,35%) e Ana Eliza II (2%). Os índices representam a porcentagem de imóveis com criadouros ativos do mosquito da dengue a cada 100 residências. O levantamento também identificou que a maioria deles estão em tanques, tambores, vasos de plantas e material reciclável como potes expostos no quintal.

Nelci Mariano, coordenadora dos serviços de Vigilância Ambiental, explicou que com a temperatura voltando a ficar elevada a atenção deve ser redobrada. “Com os dias mais quentes, o ciclo de vida do mosquito é mais rápido. Dependendo da temperatura da água, entre cinco a sete dias ele já nasce. É agora que precisamos estar mais atentos aos locais que tenham água ou que possam vir a acumular com as chuvas. Por exemplo, percebemos agora uma quantidade maior de focos encontrados em tanques e tambores, o que significa que a população está coletando água das chuvas, mas não estão tendo o cuidado com esses reservatórios. São detalhes assim que devemos observar para que tenhamos um surto no município”, disse.

Para diminuir os índices e auxiliar a população na limpeza dos quintais, a Secretaria de Saúde informou que irá fazer mais seis mutirões de limpeza ainda esse ano. De acordo com o cronograma, no dia 11/11 o mutirão será nos bairros atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Centro e Guarani; 18/11 na região do Silvino; 25/11 no Novo Bandeirantes e Algacyr Ferreira; 02/12 no São Paulo e Santo Amaro; 09/12 no Cristal e Cambé II; e 16/12 no Ana Rosa e Cambé IV. Se atente as datas, coloque o lixo para fora no dia anterior e ajude os servidores.

“Os mutirões e todas as ações de conscientização e educação servem para prevenir que nossa população não adoeça, e que nosso município não tenha surto ou epidemia de dengue. Esse é o momento de cuidar, fazer nossa parte, para que o mosquito não nasça e atinja mais pessoas. Vamos cuidar dos nossos quintais”, disse a coordenadora.

Os levantamentos de dengue servem, principalmente, para auxiliar na tomada de decisão para diminuição dos casos da doença em Cambé, mensurar a incidência do mosquito e reforçar as ações de bloqueios como, por exemplo, os mutirões e educação em saúde, orientando a população na maneira correta de eliminar os focos e riscos à saúde.

Fonte: Tarobá News

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

751 mesários e colaboradores atuarão na eleição deste ano em Rolândia

Mulher suspeita de jogar ácido em jovem é presa pela PM

Cobra News (User)

Londrina terá oficina de ovos de colher e bombons

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais