Sancionada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (presidente em exercício), a Lei Federal 14.609, de 20 de junho de 2023, instituiu o “Dia Nacional do Plantio Direto”, que será celebrado, pela primeira vez, no dia 23 de outubro. O projeto de lei é do deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), engenheiro agrônomo e produtor rural. A data de 23 de outubro se dá pois foi a primeira vez que Bartz utilizou o sistema de plantio direto.
Hoje, o Sistema Plantio Direto representa, além do não revolvimento do solo, a manutenção permanente de cobertura do solo e a rotação e diversificação de culturas, incluindo culturas de cobertura.
Em termos de produção, significa economia de recursos, além de eficácia e sustentabilidade. A Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP), em parceria com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, prevê que a semana toda de 23 de outubro seja de comemorações e festejos.
E a primeira solenidade será na terra onde Herbert Bartz iniciou esse movimento: Rolândia.
No dia 23 de outubro, segunda-feira, 9h30, foi inaugurado o busto em homenagem a Herbert Bartz nas proximidades do Museu Municipal, em ação organizada pela Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP) e pela Prefeitura Municipal de Rolândia.
Na oportunidade, Marie Bartz, filha de Herbert Bartz, o prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, Jônadan Ma, presidente da FEBRAPDP, O deputado estadual Cobra Repórter, Norberto Ortigara, secretário estadual de agricultura e abastecimento, o deputado federal Afonso Hamm, autoridades nacionais, estaduais e locais da agricultura, política e ciência, além de convidados, estarão presentes na solenidade.
Quem foi Herbert Bartz?
O produtor foi a primeira pessoa a usar a técnica do plantio direto no país, técnica que revolucionou a agricultura brasileira e foi fundamental para o crescimento do país na área. A metodologia permite a semeadura no solo, sem aragem e a partir da rotação de culturas, restabelecendo a biodiversidade da terra.
Herbert Bartz morreu aos 83 anos devido a complicações de uma pneumonia.
Descrito pela filha Marie como um homem de personalidade forte, teimoso e um ótimo contador de histórias, Bartz trouxe, dos Estados Unidos, na década de 70, a técnica de plantio que usa a rotação de culturas, a implementou em sua fazenda e depois viajou o Brasil a ensinando a outros agricultores.
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1