O Portal do Norte do Paraná
Eventos

Inauguração do busto de Herbert Bartz foi feita em Rolândia

Sancionada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (presidente em exercício), a Lei Federal 14.609, de 20 de junho de 2023, instituiu o “Dia Nacional do Plantio Direto”, que será celebrado, pela primeira vez, no dia 23 de outubro. O projeto de lei é do deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), engenheiro agrônomo e produtor rural. A data de 23 de outubro se dá pois foi a primeira vez que Bartz utilizou o sistema de plantio direto.

Hoje, o Sistema Plantio Direto representa, além do não revolvimento do solo, a manutenção permanente de cobertura do solo e a rotação e diversificação de culturas, incluindo culturas de cobertura.

Em termos de produção, significa economia de recursos, além de eficácia e sustentabilidade. A Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP), em parceria com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, prevê que a semana toda de 23 de outubro seja de comemorações e festejos.

E a primeira solenidade será na terra onde Herbert Bartz iniciou esse movimento: Rolândia.

No dia 23 de outubro, segunda-feira, 9h30, foi inaugurado o busto em homenagem a Herbert Bartz nas proximidades do Museu Municipal, em ação organizada pela Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP) e pela Prefeitura Municipal de Rolândia.

Na oportunidade, Marie Bartz, filha de Herbert Bartz, o prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, Jônadan Ma, presidente da FEBRAPDP, O deputado estadual Cobra Repórter, Norberto Ortigara, secretário estadual de agricultura e abastecimento, o deputado federal Afonso Hamm, autoridades nacionais, estaduais e locais da agricultura, política e ciência, além de convidados, estarão presentes na solenidade.

Dia Nacional do Plantio Direto, em Rolândia, com inauguração de busto de Herbert Bartz.
Dia do Plantio Direto celebra técnica revolucionária para a agricultura sustentável
Foto: Maria Helena Marçal/IDR-Paraná

Quem foi Herbert Bartz?

O produtor foi a primeira pessoa a usar a técnica do plantio direto no país, técnica que revolucionou a agricultura brasileira e foi fundamental para o crescimento do país na área. A metodologia permite a semeadura no solo, sem aragem e a partir da rotação de culturas, restabelecendo a biodiversidade da terra.

Herbert Bartz morreu aos 83 anos devido a complicações de uma pneumonia.

Descrito pela filha Marie como um homem de personalidade forte, teimoso e um ótimo contador de histórias, Bartz trouxe, dos Estados Unidos, na década de 70, a técnica de plantio que usa a rotação de culturas, a implementou em sua fazenda e depois viajou o Brasil a ensinando a outros agricultores.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

1ª Costela Fogo de Chão do grupo Weisser Schwan será no dia 8 de dezembro

Cobra News (User)

Unidade Nossa Senhora Aparecida promove Bazar em julho

Expo Japão segue até domingo (23) em Londrina

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais