O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Chegada de turistas internacionais aumenta 66% no Paraná em 2023, aponta boletim

O Paraná celebra nesta sexta-feira (6 de outubro) o Dia Estadual do Turismo Regional, e neste ano há motivos extras para comemorar: uma edição especial do Boletim de Dados Turísticos elaborado pela Coordenadoria de Inteligência e Estratégia Turística da Setu-PR mostra crescimentos significativos no segmento no primeiro semestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado.

A chegada de turistas internacionais no Estado, por exemplo, registrou variação positiva de 66,4% em relação ao primeiro semestre de 2022 (de 242.537 para 403.504). A maior ocorreu em janeiro, com a chegada de 129.310 turistas e uma variação positiva de 107,7%. O resultado coloca o Paraná como o quarto maior portão de entrada de turistas estrangeiros no Brasil este ano.

Paraguaios, argentinos e norte-americanos seguem como os principais visitantes em termos absolutos (196,8 mil, 115,9 mil e 13,2 mil, respectivamente). Mas, em termos percentuais, o maior crescimento veio do Reino Unido: o número de turistas deste país que entrou no Brasil pelo Paraná saltou de 1,8 mil em 2022 para 5,8 mil em 2023 – um aumento de 216%. Em seguida aparecem os chilenos: foram 3,9 mil em 2022, ante 10,9 mil em 2023 – aumento de 176%.

Ainda no primeiro semestre, o embarque de passageiros nos aeroportos do Paraná subiu 25,4%. É o segundo estado com maior crescimento em todo o Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro. Já nas rodoviárias, o crescimento maior foi em Curitiba (9,8%), seguida de Maringá (7,8%) e Foz do Iguaçu (1,4%).

Em relação à visitação dos principais atrativos do Estado (aqueles em que se pode mensurar o número e são monitoradas pela Setu-PR), foram 2,7 milhões de turistas – um crescimento de 37,2% em relação ao primeiro semestre de 2022. Na variação do número de passageiros que embarcaram para a Ilha do Mel, em Paranaguá, o crescimento no semestre foi de 50,2%. Em Curitiba, a Torre Panorâmica, o Museu Oscar Niemayer e a Linha Turismo registraram grande movimentação no ano.

Os números dos parques estaduais também são excelentes no primeiro semestre. O Parque Estadual Rio Guarani, no municípios de Três Barras do Paraná, foi a Unidade de Conservação com maior evolução, de 126,7%, seguida do Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo, no município de Fênix, com 69,7%, o Parque Estadual do Guartelá, no município de Tibagi com 65,3% e o Parque Estadual de Ibiporã com 65,1%.

“São números que reafirmam o aquecimento do setor e a importância do turismo como uma atividade econômica das mais relevantes. O Paraná é bonito por natureza e atrai muitos turistas; agora queremos que eles conheçam novos lugares dentro de nosso estado, aumentando o tempo em que permanecem por aqui. E é também nossa missão melhorar a estrutura e a qualificação no setor para receber esses turistas, pois quem é bem atendido quer voltar”, diz o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes.

OUTROS DADOS – O documento ainda destaca os dados da Pesquisa Mensal de Serviços Turísticos do IBGE. O Paraná aparece como segundo Estado que mais aumentou o volume de serviços turísticos no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022 com uma variação positiva de 12,8%, apenas atrás de Minas Gerais.

O boletim traz ainda dados sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, no Paraná: são 9.311 cadastros vigentes, um aumento de 5,8% em relação a 2022. O Paraná é o quinto estado com maior número de cadastros, e o terceiro estado com maior número de guias de turismo registrados. A atividade com maior número de cadastros no Cadastur envolve as Agências de Turismo.

ANÁLISES E ESTATÍSTICAS – Os boletins da Setu-PR são uma realização da Coordenadoria de Inteligência e Estratrégia Turística, criada no início 2023 justamente para reunir dados, análises e estatísticas que embasem tecnicamente a adoção de políticas públicas para o turismo paranaense.

“À medida que adentramos no segundo semestre, este é o momento ideal para refletirmos sobre os acontecimentos e conquistas dos primeiros seis meses deste ano no turismo do Paraná. Os números e tendências que compartilhamos revelam não apenas o impacto do turismo, mas também seu papel vital na recuperação pós-pandemia e na construção de um futuro mais sustentável”, resume o coordenador Yure Lobo.

Postagens relacionadas

Governo do Estado inicia distribuição da alimentação escolar de 2020

Paraná chega a 11.876 casos confirmados de dengue e 19 mortes

Acidente com ônibus de viagem deixa quatro feridos em Ponta Grossa

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais