O Portal do Norte do Paraná
Região

Confirmada morte de bebê de um ano por meningite bacteriana em Maringá

O Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) confirmou caso de meningite bacteriana em criança de um ano e dois meses que morreu há uma semana, no dia 8.

Greicy César do Amaral, do setor de Epidemiologia da 15ª Regional de Saúde, informa que o exame apontou para o tipo Streptococcus que, em geral, é menos letal que a Neisseria meningitidis, o tipo mais temido por conta da rápida evolução do quadro.

“Havia uma suspeita clínica de que poderia ser este o caso, mas o laudo indicou para a Streptococcus”, afirma Greicy Amaral. “Cada criança reage de uma forma à doença. Não sabemos há quanto tempo ela manifestava sintomas em casa. Infelizmente o quadro evoluiu para a morte”.

Na prática, a descoberta do tipo bacteriano da doença que vitimou a criança não exigirá intervenção, uma vez que, na ocasião em que foi levantada a suspeita, ações de profilaxia preventiva e de isolamento foram realizados.

“Não há motivo para preocupação neste momento”, destaca ela.

Ações

Na quinta-feira da semana passada (7), o município foi informado de um caso suspeito de meningite bacteriana. Na sequência foi adotado o protocolo do Ministério da Saúde. Vinte alunos e 3 professores da creche que a criança frequentava receberam tratamento profilático com antibióticos.

O nome da instituição de ensino não foi divulgado. Na última sexta-feira, no dia da morte da criança, as 23 pessoas receberam quatro doses da medicação, com intervalo de 12 horas. A creche também passou por higienização.

Vacina

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que um novo lote de vacina Meningogócica C chega nesta segunda-feira (18). O motivo da falta foi indisponibilidade de estoque dos centros de armazenagem no Ministério da Saúde.

“A recomendação é que os pais mantenham em dia a carteira de vacinação das crianças. O mesmo vale para os adolescentes e adultos, que podem ser portadores assintomáticos de doenças bacterianas”, reforça Greicy Amaral.

A meningite bacteriana é transmitida de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva ou secreção expelidas por indivíduos infectados ao falar, tossir, espirrar ou beijar. O quadro típico é de febre alta, rigidez da nuca, intensa dor de cabeça e prostração. Em caso de suspeita, procure rapidamente atendimento médico.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930.

(Via O Diário)

Postagens relacionadas

Hospital do Câncer de Londrina terá unidade em Santo Antônio da Platina

Comerciante conhecido em Rolândia sofre infarto fulminante

Se estivesse viva, Eduarda Shigematsu completaria 13 anos hoje

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais