O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Polícia Penal promove evento para falar sobre saúde mental com os servidores

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) abriu nesta segunda-feira (4) uma campanha interna de diálogo com os servidores sobre saúde mental, dentro das ações do Setembro Amarelo. O evento inaugural foi na sede administrativa da PPPR, em Curitiba, e buscou estimular reflexões e ampliar o entendimento sobre o tema, abordando métodos de compreensão, conscientização e sensibilização. As ações fazem parte do Programa de Atenção à Saúde do Servidor Penitenciário (PASSP).

“A Polícia Penal tem intensificado as ações de diálogo sobre saúde mental. Temos o objetivo de intensificar o programa de assistência ao servidor”, destacou Diego Piotrowski Machado, chefe de gabinete do Departamento de Polícia Penal do Paraná.

O coordenador do PASSP e policial penal Arnaldo Gomes Barbosa, que atua no sistema prisional há 32 anos, fez uma das palestras do dia. Ele abordou pontos do programa e sua atuação permanente no sistema penitenciário. O PASSP também criou uma cartilha, “Seja a Ajuda Que o Outro Precisa”, que ensina como um servidor pode auxiliar as pessoas a superarem o sofrimento mental. 

O evento contou com uma palestra ministrada pelo psicólogo e policial científico Eduardo Rodrigues Cabrera, que abordou os sinais e sintomas relacionados ao tema. Ele também disse que é importante perceber diariamente o comportamento dos servidores a fim de buscar o diálogo sobre assuntos sensíveis. Ele lembrou que há uma rede apoio à saúde mental, integrada por Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e também nos Centros de Atenção Psicossocial (CAP).

A Secretaria de Segurança Pública também desenvolve o Programa Prumos, que atua na qualidade de vida e atendimento em saúde mental dos servidores nesta área, com atendimento e acompanhamento sociológico e psicossocial. Ele oferece suporte à saúde mental dos servidores e familiares, os quais estão expostos a situações de violência, estresse e pressão e, por isso, precisam de acompanhamento adequado para o pleno desenvolvimento de suas atividades.

AEN

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Em uma semana, Paraná registra mais nove mortes por dengue e 12.440 novos casos

Duplicação da PR-445, entre Londrina e Mauá da Serra, sai do papel após décadas de espera

Governo autoriza concurso para contratar 2400 policiais

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais