O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Avião desaparecido na Serra do Mar foi encontrado com ajuda de sinal do relógio do piloto, diz Bombeiros

A localização do avião que estava desaparecido na região de Mata Atlântica na Serra do Mar, no litoral do Paraná, foi descoberta com a ajuda do sinal de GPS o relógio do piloto Jonas Borges Julião, de 37 anos, segundo o Corpo de Bombeiros.

“Tivemos hoje algumas informações importantes onde foi possível determinar um ponto na costa oeste da Serra da Prata, onde havia sinal de um relógio que foi emitido em algum momento. A partir dessa organização, desse ponto, as equipes foram direcionadas mais efetivamente para essa área. Com a descida dos resgatistas da Força Aérea confirmou-se a localização dessa aeronave”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros no litoral do estado, major Fabrício Frazatto dos Santos.

O avião sumiu na segunda-feira (3) e foi encontrado nesta sexta-feira (7), próximo ao Pico Canavieiras, na região da Serra do Mar, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).

O monomotor decolou de Umuarama, no noroeste do estado, às 7h50 e deveria pousar perto de 10h30 em Paranaguá, mas não mandou mais sinal cerca de 10 minutos antes do horário previsto para o pouso.

O governo do Paraná confirmou que as três pessoas que estavam no avião foram encontradas mortas. As vítimas são Heitor Guilherme Genowei Junior, 42 anos, Felipe Furquim, 35 anos, ambos servidores da Casa Civil do Governo do Paraná e o piloto Jonas Borges Julião, de 37 anos.

De acordo com o major, na quarta-feira (5) um familiar do piloto informou que ele usava um relógio que poderia ajudar nas buscas. Com isso, a Força Aérea Brasileira acionou a empresa fornecedora do equipamento.

“Verificou-se que havia uma última sinalização desse relógio numa determinada coordenada geográfica. A partir daquele momento, as buscas foram direcionadas para aquela área”, afirmou.

Local de difícil acesso

De acordo com o major, o local onde a aeronave foi encontrada fica em um terreno de aclive extremo, e de alta complexidade e dificuldade.

Ele detalhou que os resgatistas foram até a aeronave com o apoio de cordas, no estilo rapel.

Postagens relacionadas

A cada dois minutos, uma pessoa é furtada, roubada ou trapaceada no estado do Paraná

BPFron apreende grande quantidade de anabolizantes em transportadora de Cascavel

Cobra News (User)

Portos do Paraná registram alta de 4% na movimentação geral de janeiro a julho

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais