Os vereadores de Londrina aprovaram nesta quinta-feira (13), em primeiro turno, projeto de lei (PL) dos vereadores Giovani Mattos (PSC) e Roberto Fú (PDT) que trata da instalação de detectores de metal na entrada de escolas municipais. O PL, que tramita em regime de urgência, foi aprovado com 18 votos favoráveis em sua forma original, que “autoriza” a Prefeitura a colocar detectores nas instituições de ensino, sem especificar o tipo de equipamento. Os autores do projeto também haviam apresentado um substitutivo (novo texto ao PL) “determinando” a instalação de “portas giratórias com detector de metal”, proposta que foi rejeitada pelo Plenário com 11 votos contrários e seis favoráveis.
“O projeto foi aprovado na originalidade, sem discrimar qual o tipo de detector será colocado, pode ser tanto portátil quanto um portal ou uma porta giratória. Isso é algo que terá de ser discutido pela Secretaria de Educação, devido à estrutura das escolas. Algumas mais novas talvez estejam aptas a receber as portas giratórias, mas em outras, mais antigas, talvez de imediato seja mais interessante colocar o portal. Para a regulamentação, dependemos do Município”, afirmou Giovani Mattos.
O texto aprovado também prevê que a entrada de qualquer pessoa nas escolas ficará condicionada à inspeção visual de seus pertences, quando identificada alguma irregularidade. Como tramita em urgência, o PL vai para votação em segundo turno já na próxima sessão, na terça-feira (18).
Via Tarobá News
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1