Na tarde desta quarta-feira (5), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, decretou a suspensão das aulas na rede municipal para quinta-feira (6) e luto oficial de três dias. A medida foi tomada em solidariedade às vítimas do trágico crime ocorrido na manhã de quarta-feira (6), em um Centro de Educação Infantil de Blumenau, Santa Catarina.
A íntegra do decreto n° 395/2023 pode ser conferida na edição n° 4885 do Jornal Oficial do Município. Em suas redes sociais, o prefeito frisou que compartilha com a grande dor infligida aos pais, familiares e funcionários da creche de Blumenau. “Só Deus para confortar todos diante de tão brutal violência, que tirou a vida de quatro anjos de Deus”, acrescentou.
Marcelo determinou ainda que a Guarda Municipal de Londrina reforçasse a atuação em todas os Centros de Educação Infantil e escolas municipais da cidade, para aumentar a segurança das crianças, professores e demais funcionários. E os secretários municipais de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, e de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, concederam uma entrevista coletiva para explicar quais serão suas ações.
O coronel Pedro Ramos tranquilizou as pessoas que entraram em contato com a instituição, explicando que as medidas de segurança já estão sendo aplicadas nas escolas municipais. Ele lembrou que a maioria das escolas já possui vigilância monitorada. “Temos controle por câmeras e alarmes, e a cercania já vem sendo cuidada há muito tempo”, informou.
Ainda segundo Ramos, a segurança será intensificada pelas equipes do setor operacional da Guarda Municipal. “Na retomada das aulas, na segunda (10), teremos um reforço maior na segurança. Dentro do possível teremos duplas de guardas municipais nas portas das escolas”, concluiu.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Morares, acrescentou que haverá uma reunião com todos os diretores escolares, para orientá-los sobre a utilização do botão do pânico.
A ferramenta fica disponível no aplicativo 153 Cidadão da Guarda Municipal, e deve agilizar o atendimento caso haja necessidade. “Todos vão sair com o botão do pânico instalados nos celulares particulares e nos celulares da instituição. A ação mais importante, agora, é tranquilizar os pais dos nossos alunos e a nossa comunidade escolar. Pais, conversem com os filhos em casa, vamos entender tudo isso que está acontecendo. E na segunda-feira (10), a gente retorna com essa importante ação da Guarda Municipal”, pontuou Moraes.
Via Ncom Londrina
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1