A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou que a Rumo Malha Sul melhore a sinalização e iluminação em trechos de ferrovias que passam por dentro de seis cidades do norte do Paraná. A ordem é resultado de uma fiscalização feita entre os dias 13 e 17 de fevereiro.
O relatório de inspeção foi obtido diz ter verificado as condições das linhas férreas de Cambé, Arapongas, Apucarana, Mandaguari, Sarandi e Jandaia do Sul, incluindo o local onde um trem atingiu um ônibus escolar da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae). Cinco pessoas morreram.
No total, foram vistoriados 55 trechos ferroviários que passam pela zona urbana dos municípios paranaenses. Veja abaixo as principais reparos a serem feitos.
- Cambé – realizar capina, reposicionar placa de sinalização, melhorar iluminação noturna, repintura da sinalização rodoviária horizontal, avaliar a implantação de dispositivo de controle de velocidade
- Arapongas – repintura da sinalização rodoviária horizontal, avaliar a implantação de dispositivo de controle de velocidade, melhorar iluminação noturna, realizar capina
- Apucarana – repintura da sinalização rodoviária horizontal, avaliar a implantação de dispositivo de controle de velocidade, melhorar iluminação noturna, realizar capina
- Jandaia do Sul – realizar capina, melhorar iluminação noturna, realizar poda de árvores, repintura da sinalização rodoviária horizontal, regularizar pavimento asfáltico, avaliar a implantação de dispositivo de controle de velocidade
- Mandaguari – realizar capina, melhorar iluminação noturna, implantar sinalização rodoviária horizontal, realizar poda de árvores, avaliar a implantação de dispositivo de controle de velocidade
- Sarandi – realizar capina, regularização do pavimento asfáltico, melhorar iluminação noturna, implantação sinalização rodoviária horizontal, repintura de sinalização
Segundo a ANTT, dos 55 trechos fiscalizados, 14 não tem qualquer sinalização e 22 precisam de manutenção na pintura.
Os fiscais concluem no relatório que “além da responsabilidade da concessionária, outras necessidades de melhorias envolvem providências por parte das administrações municipais”.
Acidentes
O documento também traz dados de acidentes que aconteceram nas linhas férreas que passam pelas seis cidades.
Entre 2019 e 2023, até a data da inspeção, foram 25 acidentes considerados graves, com 19 feridos e duas mortes.
O relatório informa a quantidade de acidentes do tipo abalroamento, quando há o choque entre o trem e outro veículo.
Em relação a este tipo de colisão, foram 100 casos entre 2019 e 2023, conforme a ANTT. Arapongas é o município com mais ocorrências, 27 ao todo.
Próximos passos
Após enviar o resultado da fiscalização, a ANTT determinou que a concessionária apresente, em até 30 dias, o cronograma para a correção “das deficiências apontadas” e informar em até 90 dias como está o entendimento “com as prefeituras municipais para a realização de solução conjunta das providências”.
Procurada, a ANTT informou que a fiscalização “decorre de planejamento anual de fiscalizações, que busca percorrer toda a malha concedida com foco em segurança, priorizando locais com maior índice de acidentes. Nesse caso não houve motivação prévia específica”.
A Rumo Malha Sul, que tem a concessão das ferrovias até 2027, se manifestou em nota:
A concessionária informa que o documento foi recebido oficialmente nesta quinta-feira (16). A equipe técnica da empresa irá analisar as recomendações feitas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e adotar as medidas necessárias.
Com informações:G1/PR/ Foto: Reprodução/ANTT
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1