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Seara/JBS divulga nota a respeito do mau cheiro em Rolândia após incêndio

As secretarias municipais de Agricultura e de Meio Ambiente e de Saúde fizeram uma Notificação Administrativa à empresa Seara Alimentos/JBS Ltda, a respeito do incêndio que destruiu um incubatório da empresa, na noite de dois de março.

No questionamento, as secretarias solicitaram sobre os procedimentos que estão sendo tomados, sobretudo em vista do rescaldo do incidente, que provoca mau cheiro nos arredores da unidade.

A própria empresa se antecipou e, logo após o incêndio, no dia três de março, e enviou um ofício para a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e ao IAT-PR, relatando o infortúnio e seus eventuais desdobramentos.

Devido a continuidade nos trabalhos, a secretaria enviou essa Notificação Administrativa na data de 14 de março, solicitando os esclarecimentos do serviço em curso.

Dentre as respostas informadas pela empresa, em documento que data desta segunda-feira, dia 20 de março, a JBS pontua que:

De fato, houve fumaça e odor como consequência do fato;

• Os animais foram descartados, nos quatro primeiros dias, em caçambas fechadas e levadas ao destino adequado;

• Cerca de 50% dos ovos foram descartados , em caçambas fechadas e levadas ao local ambientalmente correto- ovos esses que estavam em locais acessíveis e liberados pela segurança. Foram descartados com auxílio do caminhão vácuo, que ajudou a coletar o líquido residual nas caçambas;

• O restante dos ovos ainda está sob os escombros, em bandejas ou carrinhos, parte intacta, parte cozida pelo calor, parte quebrados. E estão sendo removidos, conforme a liberação do acesso.

• Ainda, a empresa está fazendo a remoção da sucata da estrutura ferrosa, faltando ainda 40% a ser feito;

• Como os ovos quebrados se misturaram à estrutura consumida pelo fogo, a JBS reconhece que essa combinação resulta no odor sentido e reclamado pela população;

E para a contenção do problema, a empresa informa que está fazendo a sucção dos líquidos do piso e das canaletas/valas que foram abertas para facilitar a limpeza; aplicando cal hidratado sobre a sucata, piso e terra, em contato com o líquido resultante dos ovos quebrados e da estrutura queimada; e usando um líquido químico para conter odores.

Ainda, a JBS destacou que está promovendo o descarte adequado de ovos, animais mortos e demais resíduos orgânicos, comprovando o destino desses elementos.

No documento, a empresa informa também o cronograma das atividades:

• Remoção dos ovos ainda intactos nas áreas a serem demolidadas (acesso autorizado) – até 27/03.

• Remoção das sucatas metálicas – até 14/04.

• Limpeza do solo contaminado com ovos – Até 14/04.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

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